Aula sobre Sintaxe

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A sintaxe é uma parte importante da gramática que estuda a forma como as palavras se organizam para formar frases e orações. O estudo da sintaxe é fundamental para que o estudante possa compreender e expressar suas ideias de forma clara e coesa. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a identificar advérbios e locuções adverbiais em textos e produções próprias, ampliando a compreensão sobre a função desses elementos na construção das frases. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula conversando com os alunos sobre a importância do estudo da sintaxe e apresentando exemplos de frases e orações simples e compostas. Em seguida, explique o conceito de advérbios e locuções adverbiais e sua função na construção das frases.

    Exemplos práticos:

    1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ \- Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.

    2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ \- Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.

    3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.

    4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.

    5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.


  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Oriente os alunos a criarem um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos. O template deve conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral e a escala de notas de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo receberá um texto curto para identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes. Eles deverão fazer a leitura em conjunto, identificar e anotar os elementos, e explicar a função de cada um na construção da frase.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo

    Cada grupo fará a apresentação dos resultados da pesquisa, explicando a função dos advérbios e locuções adverbiais encontrados no texto. Os demais grupos avaliarão a apresentação utilizando o template criado.

  6. Etapa 6 - Reflexão em grupo

    Os alunos, em grupo, farão uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a aplicação da metodologia Aprendizagem Entre Pares. Cada grupo fará uma síntese dos pontos discutidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça o encerramento da aula, destacando os pontos positivos e negativos da atividade. Você poderá fazer um feedback geral sobre o desempenho dos alunos e a evolução na compreensão do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos;
  • Identificar advérbios e locuções adverbiais em textos;
  • Ampliar a compreensão sobre a função dos advérbios e locuções adverbiais na construção das frases.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Orientar na criação do template de avaliação;
  • Acompanhar a pesquisa em grupo e auxiliar na identificação dos elementos;
  • Fazer o feedback geral sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema;
  • Criar o template de avaliação;
  • Fazer a pesquisa em grupo e identificar os elementos;
  • Apresentar os resultados da pesquisa;
  • Fazer a reflexão em grupo.