Aula sobre Sintaxe
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula conversando com os alunos sobre a importância do estudo da sintaxe e apresentando exemplos de frases e orações simples e compostas. Em seguida, explique o conceito de advérbios e locuções adverbiais e sua função na construção das frases.Exemplos práticos:
1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ \- Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.
2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ \- Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.
3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.
4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.
5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.
Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Oriente os alunos a criarem um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos. O template deve conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral e a escala de notas de 1 a 5.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá um texto curto para identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes. Eles deverão fazer a leitura em conjunto, identificar e anotar os elementos, e explicar a função de cada um na construção da frase.Etapa 5 - Apresentação em grupo
Cada grupo fará a apresentação dos resultados da pesquisa, explicando a função dos advérbios e locuções adverbiais encontrados no texto. Os demais grupos avaliarão a apresentação utilizando o template criado.Etapa 6 - Reflexão em grupo
Os alunos, em grupo, farão uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a aplicação da metodologia Aprendizagem Entre Pares. Cada grupo fará uma síntese dos pontos discutidos.Etapa 7 - Encerramento
Faça o encerramento da aula, destacando os pontos positivos e negativos da atividade. Você poderá fazer um feedback geral sobre o desempenho dos alunos e a evolução na compreensão do conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos;
- Identificar advérbios e locuções adverbiais em textos;
- Ampliar a compreensão sobre a função dos advérbios e locuções adverbiais na construção das frases.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os conceitos;
- Dividir os alunos em grupos;
- Orientar na criação do template de avaliação;
- Acompanhar a pesquisa em grupo e auxiliar na identificação dos elementos;
- Fazer o feedback geral sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar da discussão sobre o tema;
- Criar o template de avaliação;
- Fazer a pesquisa em grupo e identificar os elementos;
- Apresentar os resultados da pesquisa;
- Fazer a reflexão em grupo.