Aula sobre Sintaxe

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A sintaxe é uma das áreas mais importantes da gramática da Língua Portuguesa. Ela é responsável por estudar a organização das palavras em uma frase e sua relação com as outras palavras da mesma frase. É por meio da sintaxe que conseguimos entender o sentido completo de um texto e evitar ambiguidades. Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar advérbios e locuções adverbiais em textos lidos ou de produção própria, que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos criem um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Explique o que são advérbios e locuções adverbiais, apresentando exemplos e mostrando como eles podem variar o sentido de uma frase. Os alunos, em seguida, farão uma atividade em duplas para identificar advérbios e locuções adverbiais em frases.

    Exemplos práticos:

    1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ \- Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.

    2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ \- Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.

    3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.

    4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.

    5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Em grupos, os alunos irão criar um esboço de uma frase simples, utilizando um verbo núcleo. Em seguida, deverão identificar advérbios e locuções adverbiais que podem ser adicionados à frase para ampliar seu sentido.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar sua frase e os advérbios e locuções adverbiais escolhidos para a turma. Em conjunto, deverão decidir qual é a melhor opção e justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma frase mais complexa, utilizando o verbo núcleo escolhido na etapa anterior e adicionando advérbios e locuções adverbiais para ampliar seu sentido. Em seguida, deverão trocar suas frases com outro grupo para avaliação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá avaliar a frase do outro grupo, identificando os advérbios e locuções adverbiais utilizados e dando feedback construtivo. Em seguida, os grupos poderão fazer ajustes em suas frases, considerando o feedback recebido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar advérbios e locuções adverbiais em textos lidos ou de produção própria;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de justificar escolhas de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de advérbios e locuções adverbiais em frases;
  • Esboço de frases simples com verbo núcleo;
  • Escolha justificada dos advérbios e locuções adverbiais para ampliar o sentido da frase;
  • Criação de frases mais complexas com verbo núcleo e advérbios e locuções adverbiais;
  • Feedback construtivo sobre as frases dos outros grupos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de advérbios e locuções adverbiais;
  • Acompanhar as atividades dos alunos, tirando dúvidas e dando feedbacks construtivos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Avaliar as atividades dos alunos, considerando os critérios estabelecidos;
  • Promover a discussão em grupo para a escolha da melhor opção.

Ações do aluno

  • Identificar advérbios e locuções adverbiais em frases;
  • Esboçar frases simples com verbo núcleo;
  • Escolher advérbios e locuções adverbiais para ampliar o sentido da frase;
  • Criar frases mais complexas com verbo núcleo e advérbios e locuções adverbiais;
  • Avaliar as frases dos outros grupos e dar feedback construtivo.