Aula sobre Sintaxe

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A sintaxe é uma das partes da gramática responsável pelo estudo da estrutura das frases e orações. É importante para compor textos coesos e coerentes. Na vida cotidiana, a sintaxe é aplicada em diversas situações, como na escrita de e-mails, na elaboração de relatórios e até mesmo em mensagens de texto. Nesta atividade, será utilizada a metodologia Ensino Híbrido para que os alunos possam criar um template de registro de aprendizagem, utilizando os campos de check-in e check-out. Assim, teremos um acompanhamento mais efetivo da aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sobre a importância da sintaxe para a construção de um texto coeso. Em seguida, os alunos farão uma atividade para fixar o conteúdo apresentado. Se achar necessário, utilize os exemplos práticos abaixo.

    Exemplos práticos:

    1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ \- Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.

    2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ \- Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.

    3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.

    4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.

    5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.


  2. Etapa 2 - Elaboração do template

    Os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem utilizando os campos de check-in e check-out. Você pode auxiliá-los nessa atividade. Peça que eles registrem no campo check-in o que eles já sabem sobre advérbios e locuções adverbiais.

  3. Etapa 3 - Identificação de advérbios e locuções adverbiais

    Os alunos irão ler um texto e identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes no texto. Eles deverão registrar as respostas no caderno.

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto utilizando os advérbios e locuções adverbiais identificados na etapa anterior. Você pode auxiliá-los na elaboração do texto.

  5. Etapa 5 - Revisão e correção

    Os alunos irão revisar e corrigir os textos produzidos. Faça uma avaliação das produções e dê feedbacks aos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Os alunos irão apresentar seus textos para a turma, em um momento de socialização e compartilhamento das produções.

  7. Etapa 7 - Avaliação e check-out

    O professor irá avaliar a produção dos alunos e dar feedbacks sobre o desempenho de cada um. Peça que os alunos registrem o que aprenderam no campo check-out.

  8. Etapa 8 - Pós-aula

    Incentive os alunos a publicarem os textos, seja em um meio on-line, como blogs ou redes sociais, como em murais na escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo estudo da sintaxe;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar advérbios e locuções adverbiais em textos;
  • Estimular a produção de textos coerentes e coesos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de advérbios e locuções adverbiais no texto;
  • Produção de um texto coerente e coeso;
  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na elaboração do template de registro de aprendizagem;
  • Orientar os alunos na produção de textos;
  • Avaliar as produções dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Identificar advérbios e locuções adverbiais em textos;
  • Produzir um texto coerente e coeso;
  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.