Aula sobre Sintaxe
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique sobre a importância da sintaxe para a construção de um texto coeso. Em seguida, os alunos farão uma atividade para fixar o conteúdo apresentado. Se achar necessário, utilize os exemplos práticos abaixo.Exemplos práticos:
1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ \- Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.
2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ \- Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.
3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.
4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.
5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.
Etapa 2 - Elaboração do template
Os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem utilizando os campos de check-in e check-out. Você pode auxiliá-los nessa atividade. Peça que eles registrem no campo check-in o que eles já sabem sobre advérbios e locuções adverbiais.Etapa 3 - Identificação de advérbios e locuções adverbiais
Os alunos irão ler um texto e identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes no texto. Eles deverão registrar as respostas no caderno.Etapa 4 - Produção de texto
Os alunos irão produzir um texto utilizando os advérbios e locuções adverbiais identificados na etapa anterior. Você pode auxiliá-los na elaboração do texto.Etapa 5 - Revisão e correção
Os alunos irão revisar e corrigir os textos produzidos. Faça uma avaliação das produções e dê feedbacks aos alunos.Etapa 6 - Apresentação dos textos
Os alunos irão apresentar seus textos para a turma, em um momento de socialização e compartilhamento das produções.Etapa 7 - Avaliação e check-out
O professor irá avaliar a produção dos alunos e dar feedbacks sobre o desempenho de cada um. Peça que os alunos registrem o que aprenderam no campo check-out.Etapa 8 - Pós-aula
Incentive os alunos a publicarem os textos, seja em um meio on-line, como blogs ou redes sociais, como em murais na escola.
Intencionalidades pedagógicas
- Despertar o interesse dos alunos pelo estudo da sintaxe;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar advérbios e locuções adverbiais em textos;
- Estimular a produção de textos coerentes e coesos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de advérbios e locuções adverbiais no texto;
- Produção de um texto coerente e coeso;
- Participação ativa nas atividades em sala de aula.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na elaboração do template de registro de aprendizagem;
- Orientar os alunos na produção de textos;
- Avaliar as produções dos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Identificar advérbios e locuções adverbiais em textos;
- Produzir um texto coerente e coeso;
- Participar ativamente das atividades em sala de aula.