Aula sobre Sintaxe
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ - Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.
2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ - Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.
3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.
4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.
5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia utilizada na aula. Em seguida, divida a turma em três grupos diferentes que serão as estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 \- Identificar advérbios e locuções adverbiaisNa primeira estação, os alunos receberão um texto e deverão identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes. Em seguida, deverão reescrever as frases, substituindo os advérbios e locuções adverbiais por sinônimos. O objetivo é ampliar o vocabulário dos alunos e estimular a criatividade na produção textual.
Exemplo prático:
\- Texto: _"Maria caminha lentamente pela rua."_
\- Advérbio: _"lentamente"_
\- Sinônimo: _"devagar"_
Estação 2 \- Identificar o verbo núcleo da oração
Na segunda estação, os alunos receberão frases e deverão identificar o verbo núcleo da oração. Em seguida, deverão criar uma locução adverbial que amplie o sentido do verbo. O objetivo é estimular a criatividade na produção textual e a compreensão da relação entre verbo e locução adverbial.
Exemplo prático:
\- Frase: _"Eu estudo."_
\- Verbo núcleo: _"estudar"_
\- Locução adverbial: _"com dedicação"_
Estação 3 - Produção textual
Na terceira estação, os alunos deverão criar uma história em que utilizem pelo menos cinco advérbios e cinco locuções adverbiais. O objetivo é estimular a criatividade na produção textual e a aplicação dos conceitos aprendidos.
Etapa 3 - Socialização
Na última etapa, os alunos irão apresentar suas produções para a turma. Após a apresentação dos alunos, faça uma síntese dos conceitos trabalhados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração;
- Ampliar o vocabulário dos alunos e estimular a criatividade na produção textual;
- Compreender a relação entre verbo e locução adverbial;
- Trabalhar em grupo e socializar as produções.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente os advérbios e locuções adverbiais nas atividades propostas;
- Utilizar sinônimos para ampliar o vocabulário;
- Criar locuções adverbiais que ampliem o sentido do verbo;
- Produzir uma história que utilize adequadamente os conceitos trabalhados;
- Participar ativamente da socialização das produções.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada na aula;
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação;
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos;
- Fazer uma síntese dos conceitos trabalhados e avaliar as produções dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar advérbios e locuções adverbiais nas atividades propostas;
- Utilizar sinônimos para ampliar o vocabulário;
- Criar locuções adverbiais que ampliem o sentido do verbo;
- Produzir uma história que utilize adequadamente os conceitos trabalhados;
- Participar ativamente da socialização das produções.