Aula sobre Sintaxe

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A sintaxe é uma parte fundamental da Língua Portuguesa. Ela é responsável por organizar as palavras em frases e orações e, assim, determinar o sentido que elas transmitem. É importante entender a sintaxe para evitar erros de interpretação e de produção textual. Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações. Serão formados três grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

Exemplos práticos:

1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ - Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.

2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ - Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.

3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.

4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.

5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia utilizada na aula. Em seguida, divida a turma em três grupos diferentes que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 \- Identificar advérbios e locuções adverbiais

    Na primeira estação, os alunos receberão um texto e deverão identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes. Em seguida, deverão reescrever as frases, substituindo os advérbios e locuções adverbiais por sinônimos. O objetivo é ampliar o vocabulário dos alunos e estimular a criatividade na produção textual.

    Exemplo prático:

    \- Texto: _"Maria caminha lentamente pela rua."_

    \- Advérbio: _"lentamente"_

    \- Sinônimo: _"devagar"_

    Estação 2 \- Identificar o verbo núcleo da oração

    Na segunda estação, os alunos receberão frases e deverão identificar o verbo núcleo da oração. Em seguida, deverão criar uma locução adverbial que amplie o sentido do verbo. O objetivo é estimular a criatividade na produção textual e a compreensão da relação entre verbo e locução adverbial.

    Exemplo prático:

    \- Frase: _"Eu estudo."_

    \- Verbo núcleo: _"estudar"_

    \- Locução adverbial: _"com dedicação"_

    Estação 3 - Produção textual

    Na terceira estação, os alunos deverão criar uma história em que utilizem pelo menos cinco advérbios e cinco locuções adverbiais. O objetivo é estimular a criatividade na produção textual e a aplicação dos conceitos aprendidos.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Na última etapa, os alunos irão apresentar suas produções para a turma. Após a apresentação dos alunos, faça uma síntese dos conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração;
  • Ampliar o vocabulário dos alunos e estimular a criatividade na produção textual;
  • Compreender a relação entre verbo e locução adverbial;
  • Trabalhar em grupo e socializar as produções.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente os advérbios e locuções adverbiais nas atividades propostas;
  • Utilizar sinônimos para ampliar o vocabulário;
  • Criar locuções adverbiais que ampliem o sentido do verbo;
  • Produzir uma história que utilize adequadamente os conceitos trabalhados;
  • Participar ativamente da socialização das produções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada na aula;
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação;
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos;
  • Fazer uma síntese dos conceitos trabalhados e avaliar as produções dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar advérbios e locuções adverbiais nas atividades propostas;
  • Utilizar sinônimos para ampliar o vocabulário;
  • Criar locuções adverbiais que ampliem o sentido do verbo;
  • Produzir uma história que utilize adequadamente os conceitos trabalhados;
  • Participar ativamente da socialização das produções.