Aula sobre Sistema Aquifero Amazonas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Sistema aquífero Amazonas é um dos maiores aquíferos do mundo, localizado na região norte do Brasil, abrangendo também territórios da Colômbia, Peru e Equador. Ele é responsável por abastecer muitas cidades e vilarejos na região amazônica, além de ser essencial para a manutenção do ecossistema local. Nesta aula, vamos entender melhor sobre o Sistema aquífero Amazonas, seus impactos na região e os desafios relacionados à sua gestão e comercialização.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema Sistema aquífero Amazonas e seus principais aspectos, como sua localização, importância e impactos na região. Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre o tema e elaborar perguntas a serem respondidas nas próximas etapas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um modelo com as 5 etapas e definir o problema a ser resolvido. Eles devem utilizar recursos visuais para tornar o modelo mais atrativo e didático.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus modelos e discutir as perguntas elaboradas na etapa 1. Em seguida, cada grupo deve escolher uma pergunta para ser respondida e definir a solução a ser apresentada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo da solução escolhida utilizando recursos disponíveis em sala de aula, como papel, canetas, lápis de cor, entre outros. Eles devem pensar em como tornar a solução mais eficiente e sustentável.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas soluções e protótipos para a turma. Estimule a discussão sobre as soluções apresentadas e os desafios relacionados à gestão e comercialização do Sistema aquífero Amazonas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador dos alunos na busca de soluções para problemas relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos no trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação de soluções.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos modelos e protótipos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções e na discussão sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização do Sistema aquífero Amazonas.

Ações do professor

  • Estimular a participação e interação dos alunos durante todas as etapas.
  • Orientar os alunos na elaboração dos modelos e protótipos, fornecendo feedbacks e sugestões.
  • Estimular a discussão crítica sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização do Sistema aquífero Amazonas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e na elaboração dos modelos e protótipos.
  • Apresentar soluções criativas e sustentáveis para os desafios relacionados à gestão e comercialização do Sistema aquífero Amazonas.
  • Cooperar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões e ideias apresentadas.