Aula sobre Sistema Aquifero Amazonas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Sistema Aquífero Amazonas é um dos maiores do mundo, com cerca de 162 mil km² de extensão. Ele é responsável por fornecer água para diversas regiões da América do Sul, incluindo a Amazônia, e é de extrema importância para a manutenção da biodiversidade. Nesta atividade, vamos criar um mapa de empatia sobre o sistema aquífero Amazonas, a fim de discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para isso, vamos analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir como podemos cuidar melhor desses recursos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos, contextualizando a importância do Sistema Aquífero Amazonas e sua relação com a gestão e comercialização da água. É importante estimular a curiosidade dos alunos, fazendo perguntas e instigando-os a pensar sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do Sistema Aquífero Amazonas e tentem entender seus desafios e necessidades.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir os mapas de empatia criados. Incentive a troca de ideias e opiniões entre os alunos, estimulando a argumentação e o pensamento crítico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia e discutir as principais conclusões a que chegou. Estimule o debate e a reflexão sobre as questões levantadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática relacionada ao tema, como, por exemplo, criar um cartaz ou um vídeo sobre a importância da preservação do Sistema Aquífero Amazonas.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final, incentivando os alunos a pensarem sobre a importância da água e os desafios relacionados à sua gestão e comercialização.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da água e os desafios relacionados à sua gestão e comercialização.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das discussões em grupo.
  • Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a curiosidade dos alunos e instigá-los a pensar sobre o assunto.
  • Incentivar a troca de ideias e opiniões entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o Sistema Aquífero Amazonas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar uma atividade prática relacionada ao tema.