Aula sobre Sistema Aquifero Amazonas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Sistema aquífero Amazonas é um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, com cerca de 162.000 km², que se estende por diversos países da América do Sul, como Brasil, Peru, Colômbia e Equador. Esse sistema é responsável por armazenar uma grande quantidade de água subterrânea, utilizada para abastecer diversas regiões desses países. No entanto, a gestão e comercialização da água são grandes desafios para a região, o que torna esse tema muito relevante.

Nesta atividade, utilizaremos um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir a importância do Sistema aquífero Amazonas e seus desafios relacionados à gestão e comercialização da água. A atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para pesquisar e se preparar para a discussão. Cada grupo deverá elaborar argumentos e exemplos que sustentem sua posição em relação ao tema proposto.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate será conduzido pelos grupos defensor e opositor, que terão um tempo determinadopara apresentar seus argumentos e exemplos. A banca julgadora fará perguntas para os grupos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de discussão para refletir sobre o apresentado no debate e elaborar um posicionamento sobre o tema proposto.

  5. Etapa 5 - Plenária

    Cada grupo de discussão apresentará seu posicionamento em relação ao tema proposto.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido e apresente alguns desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos em relação aos desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e preparação para o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Coerência e consistência do posicionamento apresentado pelos grupos de discussão.
  • Participação ativa dos alunos na plenária.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Conduzir o debate e fazer perguntas para os grupos defensor e opositor.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido.
  • Apresentar desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região.

Ações do aluno

  • Pesquisar e se preparar para o debate.
  • Elaborar argumentos e exemplos que sustentem sua posição em relação ao tema proposto.
  • Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora.
  • Refletir em grupo sobre o que foi apresentado no debate e elaborar um posicionamento sobre o tema proposto.
  • Apresentar o posicionamento do grupo na plenária.