Aula sobre Sistema Aquifero Amazonas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
 
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
 
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Sistema aquífero Amazonas é um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, com cerca de 162.000 km², que se estende por diversos países da América do Sul, como Brasil, Peru, Colômbia e Equador. Esse sistema é responsável por armazenar uma grande quantidade de água subterrânea, utilizada para abastecer diversas regiões desses países. No entanto, a gestão e comercialização da água são grandes desafios para a região, o que torna esse tema muito relevante.
Nesta atividade, utilizaremos um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para discutir a importância do Sistema aquífero Amazonas e seus desafios relacionados à gestão e comercialização da água. A atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa e preparação
Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para pesquisar e se preparar para a discussão. Cada grupo deverá elaborar argumentos e exemplos que sustentem sua posição em relação ao tema proposto.Etapa 3 - Debate
O debate será conduzido pelos grupos defensor e opositor, que terão um tempo determinadopara apresentar seus argumentos e exemplos. A banca julgadora fará perguntas para os grupos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de discussão para refletir sobre o apresentado no debate e elaborar um posicionamento sobre o tema proposto.Etapa 5 - Plenária
Cada grupo de discussão apresentará seu posicionamento em relação ao tema proposto.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido e apresente alguns desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
 
- Estimular o pensamento crítico dos alunos em relação aos desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
 
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
 
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e preparação para o debate.
 
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
 
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
 
- Coerência e consistência do posicionamento apresentado pelos grupos de discussão.
 
- Participação ativa dos alunos na plenária.
 
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
 
- Conduzir o debate e fazer perguntas para os grupos defensor e opositor.
 
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
 
- Fazer uma síntese do que foi discutido.
 
- Apresentar desafios relacionados à gestão e comercialização da água na região.
 
Ações do aluno
- Pesquisar e se preparar para o debate.
 
- Elaborar argumentos e exemplos que sustentem sua posição em relação ao tema proposto.
 
- Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora.
 
- Refletir em grupo sobre o que foi apresentado no debate e elaborar um posicionamento sobre o tema proposto.
 
- Apresentar o posicionamento do grupo na plenária.
 
