Aula sobre Sistema Aquifero Amazonas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Sistema Aquífero Amazonas é um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, localizado na região amazônica da América do Sul. Ele é responsável por abastecer rios, lagos e nascentes, além de ser fundamental para a biodiversidade da floresta. Nesta atividade, vamos explorar a importância desse sistema aquífero para a América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para isso, os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e contextualize para os alunos. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique como funcionará a atividade.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise do Sistema Aquífero Amazonas

    Nessa estação, os alunos terão que analisar o mapa do Sistema Aquífero Amazonas e responder a algumas perguntas sobre sua localização, extensão e importância para a região amazônica.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Desafios da gestão da água na América Latina

    Nessa estação, os alunos terão que pesquisar sobre os desafios relacionados à gestão e comercialização da água na América Latina. Eles deverão apresentar exemplos de problemas e soluções encontrados em diferentes países da região.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate sobre a importância dos recursos hídricos

    Nessa estação, os alunos terão que discutir em grupo sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, incluindo o Sistema Aquífero Amazonas. Eles deverão apresentar argumentos sobre a necessidade de preservação e gestão adequada desses recursos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma novamente e conduza uma discussão sobre as atividades realizadas nas estações. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas reflexões e aprendizados sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância dos recursos hídricos na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das respostas e argumentos apresentados nas estações.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos sobre as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Analisar o mapa do Sistema Aquífero Amazonas e responder às perguntas propostas.
  • Pesquisar sobre os desafios da gestão da água na América Latina e apresentar exemplos.
  • Discutir em grupo sobre a importância dos recursos hídricos na América Latina e apresentar argumentos.