Aula sobre Sistema Aquifero Amazonas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Sistema aquífero Amazonas" é de extrema importância para entendermos a gestão dos recursos hídricos na América Latina. A Amazônia é uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, e o aquífero amazônico é um dos mais importantes sistemas aquíferos do planeta. Compreender a importância desse recurso natural é fundamental para discutir a gestão e comercialização da água na região. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de análise e interpretação de informações.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente a ideia central que os alunos deverão trabalhar no mapa conceitual. Será apresentado um vídeo curto sobre o sistema aquífero Amazonas para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão acesso a materiais de pesquisa, como textos, imagens e vídeos, para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Eles deverão encontrar informações relevantes para criar as sub-ideias do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar o mapa conceitual, com a ideia central (Sistema Aquífero Amazonas) e as sub-ideias. O mapa deverá ter dois níveis de profundidade, com informações mais detalhadas para cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a gestão e comercialização da água na região amazônica, utilizando notícias e reportagens atuais. Os alunos deverão relacionar esses exemplos com as sub-ideias do mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive a reflexão crítica e a discussão em grupo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na criação dos mapas conceituais e na participação durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Discutir a importância dos recursos hídricos na América Latina

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual
  • Coerência e clareza na construção do mapa conceitual
  • Participação ativa

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar a metodologia
  • Incentivar a pesquisa e a criação do mapa conceitual
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações relevantes sobre o tema
  • Criar o mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias
  • Participar ativamente das discussões e debates em grupo.