Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Adicao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de proporção, de mistura de substâncias, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a resolver problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau, utilizando o método da adição.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Será explicado o que é um sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser resolvido utilizando o método da adição.

  2. Etapa 2 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau. Eles deverão utilizar o método da adição para resolver os problemas e registrar suas respostas em um caderno.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará suas respostas. Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os problemas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão registrar suas impressões sobre a atividade e sobre o tema estudado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template. Conduza uma discussão em grupo sobre as impressões dos alunos em relação à atividade e ao tema estudado.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas individuais

    Os alunos resolverão individualmente um conjunto de problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau, utilizando o método da adição. Eles deverão registrar suas respostas em um caderno.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de interpretar problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau.
  • Organização e clareza na resolução dos problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Resolver problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau em grupo e individualmente.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e registrar suas impressões sobre a atividade e o tema estudado.
  • Interpretar problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau.
  • Organizar e registrar suas respostas de forma clara e organizada.