Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Adicao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de proporção, na análise de gráficos e tabelas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender o método da adição para resolver sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do sistema de equações do primeiro grau. Em seguida, explique o método da adição e como ele pode ser utilizado para resolver sistemas de equações. Por fim, irá apresentar o projeto final da aula, que consiste na criação de um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de problemas que podem ser resolvidos utilizando o método da adição. Os alunos serão convidados a participar da resolução dos problemas, utilizando o quadro branco ou papel sulfite.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão receber uma lista de problemas para resolver utilizando o método da adição. Cada grupo deverá escolher um problema para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas

    Cada grupo irá apresentar o problema escolhido e a solução utilizando o método da adição. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a solução apresentada.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deverá ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos colegas

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior. Os resultados serão discutidos em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância do sistema de equações do primeiro grau. Os alunos serão convidados a fazer comentários sobre a metodologia utilizada e a aula em geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do sistema de equações do primeiro grau.
  • Explicar o método da adição e como ele pode ser utilizado para resolver sistemas de equações.
  • Estimular a participação dos alunos na resolução dos problemas e na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da resolução dos problemas e da criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior.
  • Fornecer feedback construtivo para os colegas.