Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Adicao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de proporção, na análise de gráficos e tabelas, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão o check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre sistemas de equações do primeiro grau?" Faça uma breve revisão sobre o assunto, caso necessário.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que podem ser resolvidas com o uso de sistemas de equações do primeiro grau. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos que eles conhecem.

  3. Etapa 3 - Explicação do método da adição

    Explique o método da adição para a resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Serão apresentados exemplos práticos e os alunos serão convidados a participar da resolução.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de problemas para resolver utilizando o método da adição. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre sistemas de equações do primeiro grau?". Faça uma breve revisão sobre o assunto, caso necessário.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, com problemas adicionais para resolver utilizando o método da adição.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando sistemas de equações do primeiro grau.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas utilizando o método da adição.
  • Participação ativa dos alunos na aula e no trabalho em grupo.
  • Qualidade do registro de aprendizagem dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o método da adição de forma clara e didática.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e do trabalho em grupo.
  • Resolver problemas utilizando o método da adição.
  • Registrar o aprendizado em seus templates de registro de aprendizagem.