Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Adicao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de otimização, na análise de dados estatísticos e na resolução de problemas financeiros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é um sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser utilizado para resolver problemas. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações que podem ser resolvidas com o uso desse método.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Resolução de sistemas de equações

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde terão que resolver sistemas de equações do primeiro grau utilizando o método da adição. Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de sistemas de equações

    Na segunda estação, os alunos terão que criar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas a partir de situações-problema apresentadas pelo professor. O objetivo é que os alunos compreendam como é possível utilizar o sistema de equações para resolver problemas do cotidiano.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Interpretação de sistemas de equações

    Na terceira estação, os alunos terão que interpretar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas a partir de situações-problema apresentadas pelo professor. O objetivo é que os alunos compreendam como é possível utilizar o sistema de equações para interpretar dados e informações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo as atividades realizadas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exercícios em sala de aula

    Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar a resolução de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas utilizando o método da adição.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo abordado na aula e reforce a importância do tema para a resolução de problemas do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver sistemas de equações do primeiro grau utilizando o método da adição.
  • Capacidade dos alunos em criar sistemas de equações do primeiro grau a partir de situações-problema apresentadas pelo professor.
  • Capacidade dos alunos em interpretar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas a partir de situações-problema apresentadas pelo professor.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo da aula.
  • Mediar as atividades realizadas pelos alunos nas estações.
  • Disponibilizar exercícios para que os alunos possam praticar a resolução de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas utilizando o método da adição.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Praticar a resolução de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas utilizando o método da adição.