Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Adicao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de otimização, na análise de dados estatísticos e na resolução de problemas financeiros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos deverão estudar previamente o tema, utilizando materiais didáticos disponibilizados pelo professor, como vídeos, textos e exercícios. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com um conhecimento prévio sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância, contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, esclarecendo dúvidas e auxiliando na organização das informações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Apresente alguns problemas para os alunos resolverem em grupos, utilizando o sistema de equações do primeiro grau. Os problemas deverão ser contextualizados e relacionados ao cotidiano dos alunos, para que eles possam compreender a importância do tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos discutirão as soluções dos problemas apresentados pelo professor, comparando as diferentes estratégias utilizadas e esclarecendo dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando os principais conceitos e destacando a importância do tema para a resolução de problemas do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na resolução de problemas, utilizando diferentes estratégias e compartilhando conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas apresentados pelo professor.
  • Colaboração e compartilhamento de conhecimentos entre os alunos.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar problemas contextualizados e relacionados ao cotidiano dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução dos problemas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o tema, utilizando materiais didáticos disponibilizados pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, em grupo.
  • Resolver problemas em grupo, utilizando diferentes estratégias e compartilhando conhecimentos.
  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas.