Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de preços de produtos, de tempo de viagem, de produção de alimentos, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do sistema de equações do primeiro grau. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Problematização
Escolha um problema do cotidiano que possa ser resolvido utilizando o sistema de equações do primeiro grau. O problema deve ser registrado no diário de bordo, na seção "Problema".Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deve propor pelo menos duas alternativas para a resolução do problema escolhido. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo, na seção "Geração de Alternativas".Etapa 4 - Solução
Cada grupo deve escolher uma das alternativas propostas e resolver o problema utilizando o sistema de equações do primeiro grau. A solução deve ser registrada no diário de bordo, na seção "Solução".Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar o problema escolhido, as alternativas propostas e a solução encontrada. Utilize o quadro branco ou o projetor para auxiliar na apresentação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os grupos devem discutir as soluções encontradas pelos demais grupos e compará-las com as suas próprias soluções.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na elaboração do diário de bordo.
- Qualidade das soluções encontradas pelos grupos.
- Capacidade de comunicação e apresentação dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do sistema de equações do primeiro grau.
- Auxiliar os grupos na escolha do problema e na geração de alternativas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Escolher um problema do cotidiano que possa ser resolvido utilizando o sistema de equações do primeiro grau.
- Propor pelo menos duas alternativas para a resolução do problema escolhido.
- Resolver o problema escolhido utilizando o sistema de equações do primeiro grau.