Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de proporção, na análise de gráficos e tabelas, na determinação de preços de produtos, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam desenvolver um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau pelo método da substituição.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender a aplicação do tema no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos para entender o problema proposto. Eles devem identificar as informações relevantes e as incógnitas envolvidas. Auxilie os grupos na identificação das informações e incógnitas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos devem esboçar as equações que representam o problema. Auxilie os grupos na elaboração das equações.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem decidir qual das equações será utilizada para isolar uma das incógnitas. Auxilie os grupos na tomada de decisão.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os grupos devem prototipar a solução do problema, substituindo a incógnita isolada na outra equação. Em seguida, devem testar a solução encontrada, verificando se ela satisfaz as duas equações. Auxilie os grupos na prototipação e teste da solução.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar suas soluções e discutir as diferentes abordagens utilizadas. Medeie a discussão e destaque as estratégias mais eficientes.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos devem refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau pelo método da substituição.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar informações relevantes e tomar decisões.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações e incógnitas do problema.
  • Elaboração correta das equações que representam o problema.
  • Tomada de decisão eficiente na escolha da equação a ser utilizada para isolar uma das incógnitas.
  • Prototipação e teste corretos da solução encontrada.
  • Participação ativa na discussão em grupo e reflexão individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar os grupos na identificação das informações e incógnitas.
  • Mediar a discussão em grupo e destacar as estratégias mais eficientes.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender o problema proposto.
  • Esboçar as equações que representam o problema.
  • Decidir qual das equações será utilizada para isolar uma das incógnitas.
  • Prototipar e testar a solução encontrada.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e refletir individualmente sobre o que foi aprendido.