Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de proporção, na análise de gráficos e tabelas, na determinação de preços de produtos, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam desenvolver um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau pelo método da substituição.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender a aplicação do tema no cotidiano.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem trabalhar em grupos para entender o problema proposto. Eles devem identificar as informações relevantes e as incógnitas envolvidas. Auxilie os grupos na identificação das informações e incógnitas.Etapa 3 - Esboçar
Os grupos devem esboçar as equações que representam o problema. Auxilie os grupos na elaboração das equações.Etapa 4 - Decidir
Os grupos devem decidir qual das equações será utilizada para isolar uma das incógnitas. Auxilie os grupos na tomada de decisão.Etapa 5 - Prototipar e Testar
Os grupos devem prototipar a solução do problema, substituindo a incógnita isolada na outra equação. Em seguida, devem testar a solução encontrada, verificando se ela satisfaz as duas equações. Auxilie os grupos na prototipação e teste da solução.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem apresentar suas soluções e discutir as diferentes abordagens utilizadas. Medeie a discussão e destaque as estratégias mais eficientes.Etapa 7 - Reflexão individual
Os alunos devem refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau pelo método da substituição.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar informações relevantes e tomar decisões.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das informações e incógnitas do problema.
- Elaboração correta das equações que representam o problema.
- Tomada de decisão eficiente na escolha da equação a ser utilizada para isolar uma das incógnitas.
- Prototipação e teste corretos da solução encontrada.
- Participação ativa na discussão em grupo e reflexão individual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e exemplos práticos e didáticos.
- Auxiliar os grupos na identificação das informações e incógnitas.
- Mediar a discussão em grupo e destacar as estratégias mais eficientes.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para entender o problema proposto.
- Esboçar as equações que representam o problema.
- Decidir qual das equações será utilizada para isolar uma das incógnitas.
- Prototipar e testar a solução encontrada.
- Participar ativamente da discussão em grupo e refletir individualmente sobre o que foi aprendido.