Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de preços de produtos, de tempo de viagem, de produção de alimentos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender o método da substituição para resolver sistemas de equações do primeiro grau. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que o tema está inserido.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Mostre exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem esse tipo de cálculo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que o tema está inserido. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de uma pessoa que precisa resolver um problema que envolve sistemas de equações do primeiro grau.

  3. Etapa 3 - Resolução de sistemas de equações do primeiro grau

    Explique o método da substituição para a resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Apresente exemplos práticos e os alunos devem resolver exercícios em duplas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as soluções encontradas para os exercícios. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação em situações cotidianas

    Os alunos devem aplicar o método da substituição em situações cotidianas, como cálculo de preços de produtos, tempo de viagem, produção de alimentos, entre outros.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na aplicação do método da substituição em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver sistemas de equações do primeiro grau pelo método da substituição.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Aplicar o conteúdo de forma contextualizada, relacionando-o com situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver sistemas de equações do primeiro grau pelo método da substituição.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Habilidade em aplicar o método da substituição em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o método da substituição.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na aplicação do método da substituição em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que o tema está inserido.
  • Resolver exercícios em duplas e discutir em grupo as soluções encontradas.
  • Aplicar o método da substituição em situações cotidianas.