Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de preços de produtos, de tempo de viagem, de produção de alimentos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender o método da substituição para resolver sistemas de equações do primeiro grau. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Mostre exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem esse tipo de cálculo.

  2. Etapa 2 - Explicação do método da substituição

    Explique o método da substituição para a resolução de sistemas de equações do primeiro grau. Apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o método.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Cada grupo deve criar perguntas e respostas sobre um tema ou problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Troca de jogos entre os grupos

    Os grupos devem trocar seus jogos entre si para que possam jogar e aprender com as perguntas e afirmações criadas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as perguntas e afirmações do jogo e esclarecer as dúvidas que surgirem. Auxilie na discussão e esclarecimento das dúvidas.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas que envolvem sistemas de equações do primeiro grau utilizando o método da substituição. Auxilie na resolução dos problemas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na criação do jogo e na resolução dos problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do jogo.
  • Desempenho na resolução dos problemas.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das perguntas e afirmações no jogo.
  • Criatividade na elaboração das perguntas e afirmações no jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da resolução de sistemas de equações do primeiro grau.
  • Explicar o método da substituição para a resolução de sistemas de equações do primeiro grau.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Auxiliar na resolução dos problemas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da criação do jogo.
  • Resolver os problemas propostos.
  • Discutir as perguntas e afirmações do jogo em grupo.
  • Apresentar as perguntas e afirmações de forma clara e objetiva.
  • Ser criativo na elaboração das perguntas e afirmações no jogo.