Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas de compra e venda, de mistura de substâncias, entre outros. A aula utilizará a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é um sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser utilizado para resolver problemas do cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Resolução de sistemas de equações pelo método da substituição

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na primeira estação, os alunos devem resolver sistemas de equações pelo método da substituição. Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Elaboração de sistemas de equações

    Na segunda estação, os alunos devem elaborar sistemas de equações que possam ser representados por problemas do cotidiano. Disponibilize exemplos para que os alunos possam se inspirar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Interpretação de sistemas de equações no plano cartesiano

    Na terceira estação, os alunos devem interpretar sistemas de equações no plano cartesiano. Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, os grupos devem socializar o que foi aprendido em cada estação. Faça uma síntese do que foi aprendido e reforce os conceitos mais importantes.

  6. Etapa 6 - Exercícios em sala de aula

    Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar o que foi aprendido em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma avaliação geral da aula e reforce os conceitos mais importantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de elaboração de problemas pelos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver sistemas de equações pelo método da substituição.
  • Capacidade de elaborar sistemas de equações que possam ser representados por problemas do cotidiano.
  • Capacidade de interpretar sistemas de equações no plano cartesiano.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em exercícios em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o que é um sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser utilizado para resolver problemas do cotidiano.
  • Disponibilizar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades de cada estação.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido em cada estação.
  • Disponibilizar exercícios para que os alunos possam praticar o que foi aprendido em sala de aula.

Ações do aluno

  • Resolver sistemas de equações pelo método da substituição.
  • Elaborar sistemas de equações que possam ser representados por problemas do cotidiano.
  • Interpretar sistemas de equações no plano cartesiano.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em exercícios em sala de aula.