Aula sobre Sistema De Equacao Do Primeiro Grau Metodo Da Substituicao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse assunto pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas envolvendo preços de produtos, tempo de viagem, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o plano cartesiano como recurso.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância do sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Análise do vídeo

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o método da substituição, que pode ser encontrado em plataformas digitais.

  3. Etapa 3 - Criação de um mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser entregue a você para avaliação.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de problemas que envolvem o sistema de equações do primeiro grau, utilizando o plano cartesiano como recurso. Os alunos devem resolver os problemas em grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando como chegaram aos resultados. O professor deve fazer intervenções para corrigir possíveis erros e esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Criação de problemas

    Os alunos devem criar novos problemas que envolvam o sistema de equações do primeiro grau, utilizando o plano cartesiano como recurso. Os problemas devem ser trocados entre os grupos para que possam ser resolvidos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os mapas conceituais e as soluções dos problemas criados pelos alunos, levando em consideração os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas em grupo.

Critérios de avaliação

  • Correção e clareza do mapa conceitual.
  • Correção e clareza das soluções dos problemas criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão do método da substituição e sua aplicação na resolução de problemas.
  • Utilização correta do plano cartesiano como recurso.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Selecionar e apresentar o vídeo explicativo sobre o método da substituição.
  • Apresentar exemplos práticos de problemas que envolvem o sistema de equações do primeiro grau.
  • Fazer intervenções para corrigir possíveis erros e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar os mapas conceituais e as soluções dos problemas criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o método da substituição.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Resolver problemas em grupo.
  • Apresentar soluções para os problemas resolvidos.
  • Criar novos problemas que envolvam o sistema de equações do primeiro grau.