Aula sobre Sistema Esqueletico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O sistema esquelético é um tema muito importante para o estudo da anatomia humana e animal. Ele é responsável pela sustentação e movimentação dos seres vivos, e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em atividades físicas, danças e até mesmo em atividades simples como andar e se sentar. Nesta aula, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Aprendizagem Baseada em Projeto


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução sobre o sistema esquelético e sua importância para o corpo humano e animal. Os alunos farão uma pesquisa sobre o assunto em grupos e compartilharão suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Elaboração do modelo de avaliação

    Divida os alunos em grupos e peça para criarem um modelo de avaliação por pares com os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Auxilie na elaboração do modelo e explique a importância de cada critério.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o sistema esquelético

    Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao sistema esquelético para pesquisar e apresentar para a turma. Auxilie na escolha dos subtópicos e na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Elaboração da apresentação

    Cada grupo deverá elaborar uma apresentação sobre o subtópico escolhido e utilizar o modelo de avaliação para avaliar o grupo que apresentará em seguida.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Os grupos apresentarão suas pesquisas e serão avaliados pelos seus colegas com base no modelo de avaliação. Auxilie na avaliação e dará feedbacks para os grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Após todas as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos ajudou no processo de aprendizagem. Ajude na discussão e conclua a aula com uma reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a importância do sistema esquelético para o corpo humano e animal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na elaboração do modelo de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, selecionar informações relevantes e apresentar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Auxiliar na elaboração do modelo de avaliação por pares.
  • Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na pesquisa.
  • Avaliar as apresentações e dar feedbacks para os grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o sistema esquelético em grupo.
  • Elaborar o modelo de avaliação por pares.
  • Elaborar a apresentação sobre o subtópico escolhido.
  • Avaliar as apresentações dos colegas com base no modelo de avaliação.
  • Participar da discussão em grupo sobre o tema.