Aula sobre Sistema Esqueletico
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O sistema esquelético é um dos sistemas mais importantes do corpo humano. Ele é responsável por dar suporte e proteção aos órgãos vitais, além de permitir a movimentação do corpo. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em entender a relação entre os ossos, músculos e nervos que compõem esse sistema. Para tornar o aprendizado mais envolvente e didático, nesta aula será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Além disso, apresentaremos exemplos práticos e cotidianos para ajudar os alunos a entenderem a importância do sistema esquelético.
Cultura Maker
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a importância do sistema esquelético e como ele se relaciona com os outros sistemas do corpo humano. Para tornar a aula mais interativa, utilize imagens ou vídeos para mostrar os ossos e músculos em ação.Etapa 2 - Exploração
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão materiais como palitos de dente, massinha de modelar e elásticos para criarem uma estrutura que represente o sistema esquelético. Durante esta etapa, incentive a criatividade e a colaboração entre os grupos.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar sua estrutura e explicar como ela se relaciona com o sistema esquelético do corpo humano. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 4 - Discussão
Conduza uma discussão em grupo sobre as estruturas criadas pelos alunos e como elas se relacionam com o sistema esquelético. O objetivo desta etapa é que os alunos compreendam as funções e importância dos ossos, músculos e nervos que compõem o sistema esquelético.Etapa 5 - Criação do template dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que ta?l". O objetivo desta etapa é que os alunos aprendam a avaliar a atividade e identificar pontos positivos e negativos.Etapa 6 - Avaliação
Cada aluno deve preencher o template criado durante a etapa 5 e entregar ao professor. Utilize essas avaliações para identificar pontos a serem melhorados na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a importância do sistema esquelético.
- Criatividade e originalidade na construção da estrutura que representa o sistema esquelético.
- Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Explicar claramente os objetivos da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Conduzir discussões em grupo para promover a construção do conhecimento.
- Utilizar exemplos práticos e cotidianos para facilitar a compreensão dos alunos.
- Utilizar as avaliações dos alunos para identificar pontos a serem melhorados na próxima aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Utilizar a criatividade e a originalidade na construção da estrutura que representa o sistema esquelético.
- Preencher corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Demonstrar compreensão sobre a importância do sistema esquelético.