Aula sobre Sistema Esqueletico
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O sistema esquelético é um dos sistemas mais importantes do corpo humano. É responsável por fornecer suporte, proteção e movimento ao nosso corpo. Os ossos são responsáveis por proteger os órgãos vitais e ajudar na movimentação do corpo. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o sistema esquelético. Para contextualizar, o professor pode trazer exemplos práticos, como a importância de manter uma postura adequada, a prática de exercícios físicos e a prevenção de lesões.
Design Sprint
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando aos alunos o que é o sistema esquelético e como ele é importante para o nosso corpo. Em seguida, apresente a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula para desenvolver um modelo com 5 etapas.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem pesquisar sobre o sistema esquelético e discutir em grupo as informações encontradas. Forneça materiais de apoio, como livros, sites e vídeos.Etapa 3 - Esboçar
Nesta etapa, os alunos devem esboçar ideias sobre como apresentar o sistema esquelético em um modelo com 5 etapas. Ajude os alunos a pensar em formas criativas e didáticas de apresentação.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem votar nas melhores ideias e escolher as 5 etapas que farão parte do modelo. Oriente os alunos a justificarem suas escolhas.Etapa 5 - Prototipar
Nesta etapa, os alunos devem criar um protótipo do modelo escolhido. Forneça materiais para que os alunos possam criar o seu protótipo.Etapa 6 - Testar
Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks. Oriente-os a fazer melhorias, caso necessário.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância do sistema esquelético e a metodologia Design Sprint. Os alunos devem compartilhar suas experiências e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em entender como o sistema esquelético é importante para o corpo humano.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do modelo com 5 etapas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar suas ideias e receber feedbacks.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Criatividade e originalidade na criação do modelo com 5 etapas.
- Habilidade em apresentar as ideias e receber feedbacks.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o que é o sistema esquelético e a metodologia Design Sprint.
- Fornecer materiais de apoio para que os alunos possam pesquisar sobre o sistema esquelético.
- Orientar os alunos em todas as etapas da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as etapas da aula.
- Pesquisar sobre o sistema esquelético.
- Criar um modelo com 5 etapas de forma criativa e didática.