Aula sobre Sistema Esqueletico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sistema esquelético é responsável por dar sustentação e proteção aos nossos órgãos internos, além de permitir a movimentação do nosso corpo. É importante lembrar que esse sistema é composto por ossos, articulações, cartilagens e ligamentos. Para tornar essa aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema em grupos. Em cada estação, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema esquelético.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos e faça uma revisão sobre o que os alunos já sabem sobre o sistema esquelético. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia utilizada.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Divida os alunos em grupos e direcione-os para a primeira estação. Nesta estação, eles deverão criar um esqueleto humano utilizando materiais recicláveis. O objetivo é que os alunos possam visualizar e identificar os ossos do corpo humano.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Os alunos irão para a segunda estação, onde deverão criar uma dança que represente os movimentos do corpo humano. O objetivo é que os alunos possam entender como os ossos e músculos trabalham juntos para permitir a movimentação do corpo.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos deverão criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema sistema esquelético. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese sobre os conteúdos abordados em cada uma das estações, utilizando imagens e referências observáveis para ajudar na contextualização do conteúdo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e dê aos alunos a oportunidade de compartilhar as atividades que realizaram em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar os ossos do corpo humano.
  • Entender como os ossos e músculos trabalham juntos para permitir a movimentação do corpo.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula em um jogo de tabuleiro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas em cada estação.
  • Identificação correta dos ossos do corpo humano.
  • Compreensão de como os ossos e músculos trabalham juntos para permitir a movimentação do corpo.
  • Habilidade em aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula em um jogo de tabuleiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Fazer a conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Identificar corretamente os ossos do corpo humano.
  • Compreender como os ossos e músculos trabalham juntos para permitir a movimentação do corpo.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula em um jogo de tabuleiro.
  • Compartilhar as atividades realizadas em cada estação durante a conclusão da aula.