Aula sobre Sistema Esqueletico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema esquelético é um tema importante para o estudo da anatomia e fisiologia dos seres vivos. Ele é responsável por dar suporte e proteção aos órgãos internos, além de permitir a movimentação do corpo. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, utilize exemplos práticos, como a observação de animais em movimento ou a análise de imagens de raio-x.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Início da aula

    Inicie a aula com uma dinâmica de grupo para motivar os alunos e despertar o interesse pelo tema. Em seguida, faça uma breve introdução sobre o sistema esquelético, explicando sua importância e funções.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o sistema esquelético e deverão fazer anotações sobre os principais tópicos abordados.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida os alunos em grupo e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao sistema esquelético para pesquisar e preparar uma apresentação para a turma. Os subtópicos podem incluir: ossos, articulações, músculos, cartilagens e ligamentos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará seu subtópico para a turma, utilizando recursos visuais e exemplos práticos para tornar a apresentação mais interessante. Durante as apresentações, os alunos utilizarão o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir e tirar dúvidas sobre os subtópicos apresentados.

  6. Etapa 6 - Encerramento da aula

    Faça uma breve recapitulação dos principais tópicos abordados e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as estruturas que compõem o sistema esquelético.
  • Estimular a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais.
  • Incentivar a criatividade e a apresentação de ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação e dos recursos visuais utilizados.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.

Ações do professor

  • Motivar e engajar os alunos desde o início da aula.
  • Orientar e acompanhar o trabalho em grupo dos alunos.
  • Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva sobre o subtópico designado.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.