Aula sobre Sistema Locomotor

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O sistema locomotor é um dos sistemas mais importantes do corpo humano. Ele é responsável pela movimentação e locomoção, permitindo que as pessoas possam se deslocar, praticar esportes e realizar atividades do dia a dia. Nesta aula, vamos trabalhar o tema "A importância da visão na interação do organismo com o meio e a correção de diferentes defeitos da visão com o uso de lentes adequadas". A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando a importância da visão na interação do organismo com o meio e como o funcionamento do olho humano permite a correção de diferentes defeitos da visão com o uso de lentes adequadas. Os alunos serão incentivados a levantar hipóteses e dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o funcionamento do olho humano e os diferentes defeitos de visão que podem ocorrer. Eles devem trabalhar em conjunto para encontrar informações relevantes e interessantes sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo - Problema

    Cada grupo deverá criar um problema relacionado ao tema, como por exemplo, "Qual é a importância da visão na prática esportiva?" ou "Como a correção da miopia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas?". Eles devem justificar a escolha do problema e apresentar argumentos que sustentem sua posição.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema apresentado, como por exemplo, "Realizar uma pesquisa com atletas sobre a importância da visão na prática esportiva" ou "Entrevistar pessoas que utilizam lentes corretivas para entender como a correção da visão afetou sua qualidade de vida". Eles devem justificar a escolha das alternativas e apresentar argumentos que sustentem sua posição.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo - Solução

    Os grupos deverão escolher uma das alternativas geradas e apresentar uma solução para o problema apresentado. Eles devem justificar a escolha da solução e apresentar argumentos que sustentem sua posição.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula, reforçando os pontos principais do tema e destacando a importância da visão na interação do organismo com o meio e a correção de diferentes defeitos da visão com o uso de lentes adequadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar argumentos e justificativas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no trabalho em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a escolha do problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.
  • Capacidade de apresentar argumentos e justificativas de forma clara e coerente.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e interessante.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do trabalho em grupo.
  • Contribuir para a criação do diário de bordo, incluindo a escolha do problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.
  • Apresentar argumentos e justificativas de forma clara e coerente durante a apresentação.