Aula sobre Sistema Locomotor

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O sistema locomotor é responsável por movimentar o corpo humano. Ele é composto por ossos, músculos, tendões, articulações e cartilagens. É fundamental que os estudantes compreendam como esse sistema funciona, já que ele é essencial para o nosso dia a dia, desde andar, correr, pular, até realizar atividades cotidianas como escovar os dentes. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre o sistema locomotor por meio da metodologia ativa Cultura Maker, na qual irão criar uma fanzine, dividida em 8 partes. Cada parte irá abordar um subtópico do tema, como os ossos, músculos, tendões, articulações, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do sistema locomotor na vida humana, como ser responsável pela locomoção e deslocamento do corpo, além de garantir a sustentação de partes molesdo corpo e proteção dos órgãos internos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos e distribuição dos subtópicos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e será feita a distribuição dos subtópicos. Cada grupo ficará responsável por uma parte da fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os subtópicos

    Os grupos deverão pesquisar sobre os subtópicos que lhe foram atribuídos, buscando informações em livros, sites e vídeos.

  4. Etapa 4 - Elaboração da fanzine

    Cada grupo irá elaborar a sua parte da fanzine, utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Eles poderão utilizar imagens, desenhos e textos explicativos.

  5. Etapa 5 - Integração das partes da fanzine

    Os grupos irão juntar as partes da fanzine e criar a versão final do material.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar a sua parte da fanzine para a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, a turma irá discutir sobre o tema e as informações apresentadas, esclarecendo dúvidas e fazendo observações pertinentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa dos alunos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração da fanzine;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos;
  • Promover a integração da turma na elaboração do material.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e elaboração da fanzine;
  • Coerência entre as informações apresentadas e o subtópico atribuído;
  • Qualidade visual da fanzine;
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e elaboração da fanzine;
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do material;
  • Fazer observações pertinentes durante as apresentações;
  • Estimular a participação de todos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os subtópicos atribuídos;
  • Elaborar a parte da fanzine;
  • Apresentar a parte da fanzine para a turma;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Trabalhar em equipe para a elaboração do material.