Aula sobre Sistema Locomotor

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O sistema locomotor é essencial para a movimentação do corpo humano. Nesta aula, iremos explorar o funcionamento dos ossos, músculos e articulações e como eles trabalham juntos para permitir que possamos realizar nossas atividades diárias. Vamos utilizar a metodologia ativa de Design Thinking, que consiste em entender as necessidades e desafios dos usuários, para criar um mapa de empatia e encontrar soluções para problemas relacionados ao sistema locomotor. Entender o funcionamento do corpo humano é importante para manter uma vida saudável e ativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e do objetivo da aula

    Apresente o tema da aula, explique o objetivo da atividade e como a metodologia de Design Thinking será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão uma folha para criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia - "O que ele pensa e sente?"

    Os alunos irão preencher a primeira coluna do mapa de empatia, pensando nas emoções e pensamentos relacionados ao sistema locomotor. Por exemplo: "Como me sinto quando estou com dor nas costas?".

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia - "O que ele escuta?"

    Os alunos irão preencher a segunda coluna do mapa de empatia, pensando nos sons que estão relacionados ao sistema locomotor. Por exemplo: "O que eu escuto quando ando na rua?".

  4. Etapa 4 - Mapa de empatia - "O que ele fala e faz?"

    Os alunos irão preencher a terceira coluna do mapa de empatia, pensando nas ações e falas relacionadas ao sistema locomotor. Por exemplo: "O que eu faço para aliviar a dor nas pernas?".

  5. Etapa 5 - Mapa de empatia - "O que ele vê?"

    Os alunos irão preencher a quarta coluna do mapa de empatia, pensando nas coisas que veem relacionadas ao sistema locomotor. Por exemplo: "O que eu vejo quando assisto a um jogo de futebol?".

  6. Etapa 6 - Mapa de empatia - "Dores" e "Ganhos"

    Os alunos irão preencher as duas últimas colunas do mapa de empatia, pensando nas dores e ganhos relacionados ao sistema locomotor. Por exemplo: "Quais são as dores mais comuns que sinto quando pratico esportes?" e "Quais são os benefícios de praticar atividades físicas?".

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá compartilhar seu mapa de empatia com a turma e discutir as informações coletadas. Guie a discussão para que os alunos possam entender melhor as necessidades e desafios relacionados ao sistema locomotor.

    Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática, utilizando um esqueleto humano para identificar os ossos, músculos e articulações do sistema locomotor. Explique como cada parte do sistema funciona e como eles trabalham em conjunto.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração.
  • Desenvolver a habilidade de observação e análise de dados.
  • Desenvolver a habilidade de explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Identificação correta dos ossos, músculos e articulações do sistema locomotor durante a atividade prática.
  • Habilidade de explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio.

Ações do professor

  • Guiar a discussão durante a criação do mapa de empatia.
  • Explicar o funcionamento do sistema locomotor durante a atividade prática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Identificar corretamente os ossos, músculos e articulações do sistema locomotor durante a atividade prática.
  • Participar ativamente da discussão e da atividade prática.