Aula sobre Sistema Locomotor
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O sistema locomotor é responsável pelos movimentos do nosso corpo e é fundamental para a nossa sobrevivência. Ele é composto pelos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Para entender melhor como ele funciona, é importante conhecer as diferentes partes que o compõem e como elas interagem. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir a importância da visão na interação do organismo com o meio e como selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. Para isso, os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, além da banca julgadora.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema do sistema locomotor e sua importância para o corpo humano. Em seguida, será apresentado o tema da aula: a importância da visão para a interação do organismo com o meio e a seleção de lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de apoio. Cada grupo terá uma função específica no debate.Etapa 3 - Pesquisa e preparação
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para pesquisar e se preparar para o debate. Eles deverão buscar informações sobre a importância da visão na interação do organismo com o meio e como selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão debater sobre o tema. A banca julgadora irá avaliar as argumentações e escolher o grupo vencedor.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do debate e reforce a importância da visão para a nossa interação com o meio.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos farão uma autoavaliação e avaliação do trabalho em grupo.Etapa 7 - Tarefa de casa
Os alunos deverão pesquisar sobre outras formas de correção de defeitos da visão e apresentar em sala de aula na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
- Reforçar a importância da visão para a nossa interação com o meio.
- Promover a autoavaliação e avaliação do trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade e clareza dos argumentos apresentados.
- Coerência na defesa de ideias.
- Habilidade de escuta ativa.
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação para o debate.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate.
- Fazer a síntese do debate e reforçar a importância da visão para a nossa interação com o meio.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes para o debate.
- Preparar argumentos claros e coerentes.
- Participar ativamente do debate.
- Escutar ativamente os argumentos apresentados pelos outros grupos.
- Avaliar o trabalho em grupo e fazer a autoavaliação.