Aula sobre Sistema Locomotor

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O sistema locomotor é responsável pelos movimentos do nosso corpo e é fundamental para a nossa sobrevivência. Ele é composto pelos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Para entender melhor como ele funciona, é importante conhecer as diferentes partes que o compõem e como elas interagem. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir a importância da visão na interação do organismo com o meio e como selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. Para isso, os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, além da banca julgadora.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do sistema locomotor e sua importância para o corpo humano. Em seguida, será apresentado o tema da aula: a importância da visão para a interação do organismo com o meio e a seleção de lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de apoio. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para pesquisar e se preparar para o debate. Eles deverão buscar informações sobre a importância da visão na interação do organismo com o meio e como selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão debater sobre o tema. A banca julgadora irá avaliar as argumentações e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e reforce a importância da visão para a nossa interação com o meio.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos farão uma autoavaliação e avaliação do trabalho em grupo.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre outras formas de correção de defeitos da visão e apresentar em sala de aula na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Reforçar a importância da visão para a nossa interação com o meio.
  • Promover a autoavaliação e avaliação do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade e clareza dos argumentos apresentados.
  • Coerência na defesa de ideias.
  • Habilidade de escuta ativa.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação para o debate.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate.
  • Fazer a síntese do debate e reforçar a importância da visão para a nossa interação com o meio.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes para o debate.
  • Preparar argumentos claros e coerentes.
  • Participar ativamente do debate.
  • Escutar ativamente os argumentos apresentados pelos outros grupos.
  • Avaliar o trabalho em grupo e fazer a autoavaliação.