Aula sobre Sistema Locomotor

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sistema locomotor é um conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pelo movimento do corpo humano. É importante que os estudantes compreendam a importância desse sistema para a realização de atividades cotidianas, como caminhar, correr, pular, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver a habilidade de explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio e selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos como o sistema locomotor funciona e sua importância para o corpo humano. Em seguida, apresente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Visão

    Na primeira estação, os alunos deverão aprender sobre o funcionamento do olho humano e a importância da visão. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema. Em seguida, os alunos deverão realizar um experimento para entender como os olhos captam e interpretam as imagens.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Correção da visão

    Na segunda estação, os alunos deverão aprender sobre os diferentes defeitos da visão e como eles podem ser corrigidos com o uso de lentes adequadas. Apresente exemplos práticos, como óculos e lentes de contato, para que os alunos possam entender como funciona a correção da visão.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Atividade prática

    Na terceira estação, os alunos deverão aplicar o conhecimento adquirido nas duas estações anteriores e selecionar as lentes adequadas para corrigir diferentes defeitos da visão em um jogo interativo. Crie um jogo de tabuleiro ou uma atividade em grupo para que os alunos possam se divertir enquanto aplicam o conhecimento.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Na última etapa, os alunos deverão compartilhar suas experiências e aprendizados nas estações. Realize uma discussão em grupo para que todos possam compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio;
  • Compreender o funcionamento do olho humano e como ele capta e interpreta as imagens;
  • Selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema abordado;
  • Participação ativa nas atividades;
  • Habilidade em selecionar as lentes adequadas para corrigir diferentes defeitos da visão.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Criar atividades práticas e interativas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Compartilhar suas dúvidas e opiniões com o grupo;
  • Selecionar as lentes adequadas para corrigir diferentes defeitos da visão.