Aula sobre Sistema Locomotor
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos aprender sobre o sistema locomotor, que é responsável pela movimentação do nosso corpo. Vamos entender como os ossos, músculos e articulações trabalham juntos para permitir que possamos nos movimentar. Além disso, vamos também entender a importância da visão na interação do organismo com o meio e como o olho humano funciona. Vamos usar a metodologia da Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que os alunos tenham um maior entendimento do assunto e possam se aprofundar nos tópicos que mais lhes interessam.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o sistema locomotor e o funcionamento do olho humano.Etapa 2 - Conceitos
Apresente os conceitos principais do sistema locomotor e do olho humano, utilizando imagens e exemplos práticos.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos, em grupos, irão criar um mapa conceitual sobre o tema, como órgãos que fazem compõem, sistema esquelético, sistema muscular, etc, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando os conceitos e as relações entre eles.Etapa 5 - Exemplo prático
Dê um exemplo prático de como o conhecimento sobre o sistema locomotor e a visão podem ser aplicados na prática, como na correção de defeitos da visão.Etapa 6 - Pesquisa
Os alunos deverão escolher um dos tópicos do mapa conceitual para se aprofundar e pesquisar mais sobre o assunto.Etapa 7 - Discussão
Na próxima aula, os alunos deverão apresentar seus trabalhos de pesquisa para a turma, compartilhando seu conhecimento e aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um mapa conceitual sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual e da apresentação dos grupos.
- Qualidade do trabalho de pesquisa e da apresentação oral dos alunos.
- Compreensão e explicação correta dos conceitos abordados.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos principais de forma clara e didática.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos durante as apresentações.
- Estimular a reflexão e a discussão sobre os temas abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado.
- Pesquisar e se aprofundar em um dos tópicos do mapa conceitual.
- Preparar uma apresentação oral clara e objetiva.
- Participar das discussões e reflexões sobre os temas abordados.