Aula sobre Sistema Muscular

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O sistema muscular é responsável pela movimentação do nosso corpo, desde os movimentos mais simples até os mais complexos. Ele é composto por diversos músculos que trabalham em conjunto para realizar as atividades do nosso dia a dia. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a entender como funciona o sistema muscular, quais são os músculos mais importantes e como eles atuam em conjunto com os outros sistemas do corpo. Para isso, os alunos irão criar um diário de bordo, no qual irão registrar as etapas de resolução de um problema relacionado ao sistema muscular.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema e explicar a importância do sistema muscular para o corpo humano. Pode-se utilizar exemplos práticos, como a realização de atividades físicas, para demonstrar como o sistema muscular é essencial para a nossa saúde.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas. Cada grupo irá escolher um problema relacionado ao sistema muscular para resolver.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos irão identificar o problema escolhido e registrar no diário de bordo. Fornecer algumas sugestões de problemas, como lesões musculares, doenças relacionadas ao sistema muscular, entre outros.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Eles podem pesquisar na internet, em livros ou consultar o professor para obter informações adicionais. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    Os grupos irão selecionar a melhor solução para o problema escolhido e justificar a escolha. Essa etapa também deve ser registrada no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua solução e justificativa para a turma. Incentivar a discussão e o debate entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Concluir reforçando a importância do sistema muscular e sua relação com os demais sistemas do corpo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade.
  • Promover o aprendizado ativo e participativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento durante as atividades.
  • Qualidade das informações registradas no diário de bordo.
  • Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
  • Coerência e clareza na justificativa da escolha da solução.
  • Habilidade de trabalho em grupo e cooperação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os grupos durante a realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer informações adicionais quando necessário.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e análises de informações.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Registrar as etapas da resolução do problema no diário de bordo.
  • Apresentar a solução escolhida e justificar a escolha.