Aula sobre Sistema Muscular

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O sistema muscular é fundamental para a sustentação e movimentação dos animais, incluindo os humanos. Ele permite que possamos realizar diversas atividades, desde correr até sorrir. Nesta aula, os alunos irão se aprofundar no estudo do sistema muscular e entender como ele interage com os sistemas ósseo e nervoso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando a importância do sistema muscular e como ele se relaciona com outros sistemas do corpo. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a observação do movimento dos músculos durante exercícios físicos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

    Aqui, a dissidência ocorrerá quando a banca julgadora e o grupo de observação escolherem um esporte. Então, um grupo se tornará a empresa Adidas e o outro Nike e o grupo opositor escolherá um agrupamento muscular e seus anexos (ossos, antagonistas e agonistas) enquanto o defensor outro como mais importante para aquele determinado esporte.

    Basicamente, sua batalha será para conseguir um fundo com o intuito de criar um produto que ajude a musculatura desses atletas. Logo, precisam convencer a banca de que sua musculatura escolhida é mais importante.

    Por exemplo: no futebol, o glúteo, a musculatura posterior de coxa e o quadríceps (maioria anexa ao fêmur e bacia) são fundamentais, cada grupo poderia escolher um.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. O grupo de observação deverá anotar as ideias de cada grupo para ajudar na avaliação.

    Enquanto a banca julgadora pesquisará sobre os agrupamentos musculares escolhidos por ambos os grupos para ter poder crítico.


  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e avaliará as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    Banca julgadora com a ajuda do grupo de observação deliberaram sobre a empresa vencedora.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula ressaltando as ideias apresentadas e como elas se relacionam com a interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o sistema muscular e sua interação com outros sistemas do corpo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Conhecimento sobre o tema apresentado.
  • Observação e avaliação dos grupos pela banca julgadora.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos sobre o sistema muscular.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia MDC.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Mediar o debate e as perguntas da banca julgadora.
  • Concluir a aula e ressaltar as ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Anotar as ideias dos grupos defensor e opositor para ajudar na avaliação.
  • Refletir sobre as ideias apresentadas e sua relação com a interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.