Aula sobre Sistema Muscular
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando a importância do sistema muscular e como ele se relaciona com outros sistemas do corpo. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a observação do movimento dos músculos durante exercícios físicos.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.Aqui, a dissidência ocorrerá quando a banca julgadora e o grupo de observação escolherem um esporte. Então, um grupo se tornará a empresa Adidas e o outro Nike e o grupo opositor escolherá um agrupamento muscular e seus anexos (ossos, antagonistas e agonistas) enquanto o defensor outro como mais importante para aquele determinado esporte.
Basicamente, sua batalha será para conseguir um fundo com o intuito de criar um produto que ajude a musculatura desses atletas. Logo, precisam convencer a banca de que sua musculatura escolhida é mais importante.
Por exemplo: no futebol, o glúteo, a musculatura posterior de coxa e o quadríceps (maioria anexa ao fêmur e bacia) são fundamentais, cada grupo poderia escolher um.
Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. O grupo de observação deverá anotar as ideias de cada grupo para ajudar na avaliação.Enquanto a banca julgadora pesquisará sobre os agrupamentos musculares escolhidos por ambos os grupos para ter poder crítico.
Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e avaliará as ideias apresentadas.Etapa 5 - Deliberação
Banca julgadora com a ajuda do grupo de observação deliberaram sobre a empresa vencedora.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula ressaltando as ideias apresentadas e como elas se relacionam com a interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Aprofundar o conhecimento sobre o sistema muscular e sua interação com outros sistemas do corpo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Conhecimento sobre o tema apresentado.
- Observação e avaliação dos grupos pela banca julgadora.
Ações do professor
- Apresentar o tema e exemplos práticos sobre o sistema muscular.
- Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia MDC.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo dos alunos.
- Mediar o debate e as perguntas da banca julgadora.
- Concluir a aula e ressaltar as ideias apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos sobre o tema.
- Participar ativamente do debate e responder às perguntas da banca julgadora.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Anotar as ideias dos grupos defensor e opositor para ajudar na avaliação.
- Refletir sobre as ideias apresentadas e sua relação com a interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.