Aula sobre Sistema Muscular
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o sistema muscular, sua importância e como ele funciona em conjunto com os outros sistemas do corpo. Utilize imagens e vídeos para exemplificar a estrutura do sistema muscular e sua relação com os ossos e o sistema nervoso.Etapa 2 - Estação 1 - Identificação dos músculos
Divida os alunos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na primeira estação, os alunos irão identificar os principais músculos do corpo humano. Disponibilize imagens ou modelos anatômicos para ajudar os alunos a identificar os músculos.Etapa 3 - Estação 2 - Movimentos musculares
Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de movimentos musculares, como a contração e o relaxamento dos músculos. Utilize vídeos e imagens para exemplificar os diferentes tipos de movimentos.Etapa 4 - Estação 3 - Exercícios físicos
Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre a importância dos exercícios físicos para o sistema muscular, bem como os diferentes tipos de fibras musculares recrutadas em cada esporte (predominantemente aeróbica ou anaeróbica).Vídeos de atletas do fisiculturismo brasileiros (Ramon Dino, por exemplo) podem ser exibidos para que os alunos tentem imitar suas poses, formuladas para máxima contração muscular.
Alternativa é apresentar Diversos esportes para que os alunos fiquem incumbidos de dizer se fibras aeróbicas ou anaeróbicas são as mais recrutadas em cada esporte, justificando cada decisão.
Etapa 5 - Estação 4 - sistema muscular e esquelético (locomotor)
Estação visando mostrar a íntima associação dos sistemas muscular e esquelético.Com papelão, grampos, elásticos e hidrocor, os alunos irão desenhar ossos e músculos para sem recortados e movimentos pelos tendões e ligamentos (elástico).
Exemplo no vídeo sessão de dicas.
Etapa 6 - Conclusão
Ao final da aula, conduza uma atividade de síntese, na qual os alunos irão compartilhar o que aprenderam em cada estação. Sugerimos uma roda de conversa para que todos os alunos possam participar.DICAS
[Atividade Prática Sistema Locomotor](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3D7kU3fu4dCMk%26ab_channel%3DProfJ%25C3%25A9ssicaBorghesan&sa=D&source=editors&ust=1688495481314309&usg=AOvVaw0LJUSRCpy129c7hNEH3YPk)
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar os principais músculos do corpo humano.
- Desenvolver a habilidade de compreender os diferentes tipos de movimentos musculares.
- Desenvolver a habilidade de compreender a importância dos exercícios físicos para o sistema muscular.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos principais músculos do corpo humano.
- Compreensão dos diferentes tipos de movimentos musculares e importância dos exercícios físicos para o sistema muscular
- Envolvimento nas estações.
Ações do professor
- Conduzir uma introdução clara e objetiva sobre o sistema muscular.
- Orientar os alunos em cada estação e esclarecer dúvidas.
- Avaliar o aprendizado dos alunos.
- Explicar a importância dos exercícios físicos para a saúde humana.
Ações do aluno
- Identificar os principais músculos do corpo humano.
- Compreender os diferentes tipos de movimentos musculares.
- Realizar exercícios simples para sentir a contração dos músculos.