Aula sobre Sistema Muscular

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema muscular é essencial para o movimento e a sustentação do nosso corpo. Ele é composto por diversos músculos que trabalham em conjunto com o sistema ósseo e nervoso para garantir a nossa locomoção e postura correta.

Existem diferentes tipos de fibras musculares, bem como diversas associações positivas e opostas entre os agrupamentos musculares. Aqui, a proposta é desenvolver toda uma noção de associação.


  1. Etapa 1 -

    Antes da aula, envie para os alunos a pergunta para ser respondida em casa “Possuímos diferentes tipos de músculos em nossos corpos. Por que não controlamos nossos batimentos cardíacos nem digestão do intestino, mas conseguimos movimentar nossas pernas e braços?”.

  2. Etapa 2 -

    Na aula, explique o conceito central do sistema muscular e como ele se relaciona com os outros sistemas do corpo. Em seguida, irá apresentar o mapa conceitual que os alunos devem construir. O mapa deve ter uma ideia central (sistema muscular), 8 sub-ideias e 2 níveis de profundidade.

    Exemplos: musculatura lisa, músculo estriado esquelético, músculo cardíaco, fibras anaeróbicas e aeróbicas, contração muscular, _rigor mortis_, etc.


  3. Etapa 3 -

    Os alunos irão trabalhar em grupos para construir seus mapas conceituais. Cada grupo deve escolher uma sub-ideia e aprofundá-la em 2 níveis de profundidade. Eles podem utilizar o material disponibilizado pelo professor ou pesquisar na internet.

  4. Etapa 4 -

    Após a construção dos mapas conceituais, cada grupo deve apresentar sua sub-ideia para a turma. Durante as apresentações, os outros grupos devem fazer perguntas para aprofundar ainda mais o tema.

  5. Etapa 5 -

    Faça uma síntese das sub-ideias apresentadas e mostrar como elas se relacionam com a ideia central do mapa conceitual.

  6. Etapa 6 -

    Por fim, peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir mapas conceituais.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o sistema muscular e sua relação com os outros sistemas do corpo.
  • Desenvolver a habilidade de realizar perguntas para aprofundar um tema.
  • Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Construção do mapa conceitual completo e correto.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação da sub-ideia escolhida.
  • Reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar materiais para estudo prévio dos alunos.
  • Explicar o conceito central do sistema muscular e como ele se relaciona com os outros sistemas do corpo.
  • Orientar os alunos na construção dos mapas conceituais.
  • Propor atividades práticas para aplicação do conhecimento adquirido.
  • Estimular a reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material disponibilizado pelo professor antes da aula.
  • Trabalhar em grupo na construção do mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar a sub-ideia escolhida de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula e como pode ser aplicado no dia a dia.