Aula sobre Sistema Muscular
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O sistema muscular é essencial para o movimento e a sustentação do nosso corpo. Ele é composto por diversos músculos que trabalham em conjunto com o sistema ósseo e nervoso para garantir a nossa locomoção e postura correta.
Existem diferentes tipos de fibras musculares, bem como diversas associações positivas e opostas entre os agrupamentos musculares. Aqui, a proposta é desenvolver toda uma noção de associação.
Etapa 1 -
Antes da aula, envie para os alunos a pergunta para ser respondida em casa “Possuímos diferentes tipos de músculos em nossos corpos. Por que não controlamos nossos batimentos cardíacos nem digestão do intestino, mas conseguimos movimentar nossas pernas e braços?”.Etapa 2 -
Na aula, explique o conceito central do sistema muscular e como ele se relaciona com os outros sistemas do corpo. Em seguida, irá apresentar o mapa conceitual que os alunos devem construir. O mapa deve ter uma ideia central (sistema muscular), 8 sub-ideias e 2 níveis de profundidade.Exemplos: musculatura lisa, músculo estriado esquelético, músculo cardíaco, fibras anaeróbicas e aeróbicas, contração muscular, _rigor mortis_, etc.
Etapa 3 -
Os alunos irão trabalhar em grupos para construir seus mapas conceituais. Cada grupo deve escolher uma sub-ideia e aprofundá-la em 2 níveis de profundidade. Eles podem utilizar o material disponibilizado pelo professor ou pesquisar na internet.Etapa 4 -
Após a construção dos mapas conceituais, cada grupo deve apresentar sua sub-ideia para a turma. Durante as apresentações, os outros grupos devem fazer perguntas para aprofundar ainda mais o tema.Etapa 5 -
Faça uma síntese das sub-ideias apresentadas e mostrar como elas se relacionam com a ideia central do mapa conceitual.Etapa 6 -
Por fim, peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir mapas conceituais.
- Aprofundar o conhecimento sobre o sistema muscular e sua relação com os outros sistemas do corpo.
- Desenvolver a habilidade de realizar perguntas para aprofundar um tema.
- Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas.
Critérios de avaliação
- Construção do mapa conceitual completo e correto.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da apresentação da sub-ideia escolhida.
- Reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Selecionar e disponibilizar materiais para estudo prévio dos alunos.
- Explicar o conceito central do sistema muscular e como ele se relaciona com os outros sistemas do corpo.
- Orientar os alunos na construção dos mapas conceituais.
- Propor atividades práticas para aplicação do conhecimento adquirido.
- Estimular a reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material disponibilizado pelo professor antes da aula.
- Trabalhar em grupo na construção do mapa conceitual.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar a sub-ideia escolhida de forma clara e objetiva.
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula e como pode ser aplicado no dia a dia.