Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de áreas protegidas que visam preservar a biodiversidade e garantir o uso sustentável dos recursos naturais. O SNUC é composto por diferentes categorias de unidades de conservação, como parques, reservas, estações ecológicas, entre outras. Essas áreas são importantes para a manutenção da fauna e flora brasileira, além de serem fundamentais para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima e a qualidade do ar e da água. Nesta aula, os alunos irão comparar as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá envolver os alunos em um processo criativo e colaborativo de desenvolvimento de um modelo de design sprint.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e explique as diferentes categorias de unidades de conservação existentes no Brasil. Em seguida, mostre exemplos de unidades de conservação presentes no município de residência dos alunos e em outras localidades brasileiras.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida os alunos em grupos e oriente o uso de ferramentas de pesquisa para os estudantes buscarem informações sobre as unidades de conservação presentes no município de residência e em outras localidades brasileiras. Eles irão identificar as categorias das unidades de conservação, sua localização, tamanho, fauna e flora presentes, entre outras informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos irão criar um modelo de design sprint, com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles irão definir o objetivo, as atividades e as ferramentas que serão utilizadas em cada etapa.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual será o modelo de design sprint adotado pela turma. Eles irão justificar suas escolhas e chegar a um consenso. Oriente os estudantes e controle o tempo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão colocar em prática o modelo de design sprint definido na etapa anterior. Eles irão trabalhar em grupos e utilizar as ferramentas definidas para cada etapa do processo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus resultados e discutir em conjunto as principais conclusões obtidas. Eles irão comparar as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e ressalte a importância da preservação das unidades de conservação para a biodiversidade e para a qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em utilizar ferramentas digitais para pesquisa e apresentação de resultados.
  • Sensibilizar os alunos para a importância da preservação das unidades de conservação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das informações coletadas pelos grupos sobre as unidades de conservação.
  • Coerência e clareza do modelo de design sprint criado pelos grupos.
  • Qualidade das discussões e conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em comparar as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as diferentes categorias de unidades de conservação existentes no Brasil.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as unidades de conservação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos durante a criação do modelo de design sprint.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a prototipação e teste do modelo.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e ressaltar a importância da preservação das unidades de conservação.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre as unidades de conservação presentes no município de residência e em outras localidades brasileiras.
  • Trabalhar em grupo e colaborar durante a criação do modelo de design sprint.
  • Utilizar ferramentas digitais para apresentação dos resultados.
  • Participar ativamente das discussões e apresentações dos resultados.
  • Comparar as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC.