Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de áreas protegidas criadas pelo governo federal, estadual ou municipal visando preservar a biodiversidade e os recursos naturais do país. Essas áreas podem ser classificadas em diferentes categorias, como parques nacionais, reservas biológicas, áreas de proteção ambiental, entre outras. Através do SNUC, é possível comparar unidades de conservação existentes em diferentes regiões do país, bem como entender a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida das pessoas. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia e comparar as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o SNUC. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue uma folha em branco para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com base nas seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender como as unidades de conservação impactam a vida das pessoas e como elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Oriente a criação de diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Comparação de unidades de conservação

    Cada grupo irá escolher uma unidade de conservação existente no município de residência e outra em uma localidade brasileira de sua escolha. Os alunos irão pesquisar sobre as características de cada unidade de conservação e compará-las.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da comparação para a turma. Os alunos deverão explicar as diferenças e semelhanças entre as unidades de conservação escolhidas, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma. Oriente o formato e controle o tempo as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as unidades de conservação e o SNUC. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e ideias sobre como preservar o meio ambiente. Estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e enfatize a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparação entre unidades de conservação existentes em diferentes regiões do país.
  • Estimular a criatividade e a inovação através da metodologia Design Thinking.
  • Promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva nas atividades em grupo.
  • Capacidade de comparar as unidades de conservação utilizando o mapa de empatia.
  • Habilidade de apresentar as informações de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia para comparar as unidades de conservação.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva durante as apresentações.