Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de áreas protegidas pelo governo federal, estadual e municipal cujo objetivo é preservar a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros. Essas unidades de conservação podem ser encontradas em diversas regiões do país, desde áreas urbanas até zonas rurais. É importante que os alunos compreendam a importância dessas unidades para a preservação do meio ambiente e como elas podem ser comparadas entre diferentes regiões do Brasil. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para que os alunos possam criar um mapa de registro sobre as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e sua importância para a preservação do meio ambiente. É importante que os alunos compreendam a diferença entre as unidades de conservação e como elas podem ser encontradas em diferentes regiões do país.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo quatro alunos. Cada grupo receberá uma folha em branco para criar o mapa de registro do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do Nome do Jogo e do Objetivo

    Os alunos irão criar um nome para o jogo e definir o objetivo do jogo. O objetivo deve ser relacionado ao tema da aula e precisa ser claro e objetivo.

  4. Etapa 4 - Criação dos Desafios do Jogo e dos Níveis

    Os alunos irão criar os desafios do jogo e os níveis. Os desafios serão relacionados ao tema da aula e serem desafiadores, mas não impossíveis. Os níveis devem ser criados segundo a dificuldade dos desafios.

  5. Etapa 5 - Esquema de Recompensas

    Os alunos irão criar um esquema de recompensas para o jogo. As recompensas precisam estar relacionadas ao tema da aula e serem motivadoras para os jogadores. Oriente aos estudantes para explicar as regras do jogo e como jogá-lo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Mapas de Registro

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro completo do jogo para a turma. Avalie se os mapas estão conforme as instruções e se estão relacionados ao tema da aula. Forneça devolutivas sobre a construção do jogo e estimule a criatividade dos estudantes. Organize a forma e o tempo das apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância da preservação das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade e do meio ambiente. Combine com os alunos um prazo para desenvolverem os jogos criados no mapa de registro. Os jogos podem ser analógicos ou digitais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo relacionado ao tema.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e a conscientização sobre a necessidade de proteger as unidades de conservação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na definição do objetivo, dos desafios e dos níveis do jogo.
  • Coerência entre as recompensas e o tema da aula.
  • Qualidade e organização do mapa de registro.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los durante a criação do jogo.
  • Avaliar os mapas de registro e a participação dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um jogo relacionado ao tema da aula.
  • Apresentar o mapa de registro para a turma.
  • Comparar as unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.