Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de áreas protegidas que visa a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros. Ele é composto por diversas categorias de unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, áreas de proteção ambiental, entre outras. É importante que os alunos compreendam a importância do SNUC para a preservação da natureza e como ele se organiza. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam comparar unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente as categorias de unidades de conservação do SNUC. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue o modelo de avaliação por rubrica e explique como será preenchido.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Explique a função de cada aluno no grupo e forneça questões para a pesquisa e posterior debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as unidades de conservação existentes em seu município e em outras localidades brasileiras.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo irá debater sobre as unidades de conservação pesquisadas e debater seus resultados com a turma, destacando as diferenças e semelhanças entre as unidades de conservação pesquisadas. Organize o formato e o tempo das apresentações e debate.

  5. Etapa 5 - Conclusão e Avaliação

    Faça uma conclusão sobre a importância do SNUC e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Peça aos alunos para preencherem a avaliação por rubrica.

  6. Etapa 6 - Atividade extraclasse (opcional)

    Apresente a atividade extraclasse em que os alunos irão visitar uma unidade de conservação e fazer um relatório sobre sua importância e como ela se enquadra no SNUC. Organize um modelo de roteiro e/ou diário de bordo para o trabalho de campo. Combine o prazo de entrega.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Compreender a importância do SNUC para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo;
  • Preenchimento correto do modelo de avaliação por rubrica;
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as unidades de conservação;
  • Mediar o debate em grupo;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as unidades de conservação;
  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.