Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de áreas protegidas que visa a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros. Ele é composto por diversas categorias de unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, áreas de proteção ambiental, entre outras. É importante que os alunos compreendam a importância do SNUC para a preservação da natureza e como ele se organiza. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam comparar unidades de conservação existentes no município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do SNUC.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema e apresente as categorias de unidades de conservação do SNUC. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue o modelo de avaliação por rubrica e explique como será preenchido.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Explique a função de cada aluno no grupo e forneça questões para a pesquisa e posterior debate.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre as unidades de conservação existentes em seu município e em outras localidades brasileiras.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo irá debater sobre as unidades de conservação pesquisadas e debater seus resultados com a turma, destacando as diferenças e semelhanças entre as unidades de conservação pesquisadas. Organize o formato e o tempo das apresentações e debate.Etapa 5 - Conclusão e Avaliação
Faça uma conclusão sobre a importância do SNUC e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Peça aos alunos para preencherem a avaliação por rubrica.Etapa 6 - Atividade extraclasse (opcional)
Apresente a atividade extraclasse em que os alunos irão visitar uma unidade de conservação e fazer um relatório sobre sua importância e como ela se enquadra no SNUC. Organize um modelo de roteiro e/ou diário de bordo para o trabalho de campo. Combine o prazo de entrega.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
- Compreender a importância do SNUC para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo;
- Preenchimento correto do modelo de avaliação por rubrica;
- Apresentação clara e objetiva dos resultados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as unidades de conservação;
- Mediar o debate em grupo;
- Estimular a participação ativa de todos os alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre as unidades de conservação;
- Participar ativamente do debate em grupo;
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.