Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que é um conjunto de áreas protegidas pelo governo federal, estadual ou municipal, visando preservar a biodiversidade e garantir a sustentabilidade ambiental. Os estudantes irão comparar as unidades de conservação existentes em seu município e em outras partes do país, com base na organização do SNUC. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. Essa metodologia pretende tornar a aula mais dinâmica e participativa, além de permitir que os alunos aprendam de forma mais autônoma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e sua importância para a preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos que serão as estações. Explique a dinâmica e o tempo da rotação. Distribua os materiais que serão utilizados nas estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa sobre unidades de conservação

    Nesta estação os alunos irão pesquisar e identificar as unidades de conservação existentes no Estado em que moram, como parques, reservas ecológicas, áreas de proteção ambiental, entre outras. Eles irão identificar o tipo de unidade de conservação, sua localização, sua importância e quais são as regras para visitação.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Tipos de unidades de conservação

    Nesta estação os alunos irão comparar os tipos das diferentes unidades de conservação existentes no Brasil e elaborar um quadro com a classificação dos tipos de unidades de conservação existentes no Brasil.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação de um cartaz

    Nesta estação os alunos irão criar um cartaz que destaque a importância das unidades de conservação para a preservação do meio ambiente. Eles irão utilizar imagens, textos e outros recursos para transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das atividades, os alunos deverão socializar o que aprenderam em todas as estações. Organize o tempo para a apresentação das descobertas e socialização das aprendizagens.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância da preservação das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade e do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar unidades de conservação existentes em diferentes regiões do Brasil com base na organização do SNUC.
  • Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na busca por informações e na criação de materiais didáticos sobre o tema.
  • Fomentar a consciência ambiental e a importância da preservação das unidades de conservação para a sustentabilidade do planeta.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de identificar e comparar unidades de conservação em diferentes regiões do Brasil.
  • Qualidade da criação do cartaz sobre a importância das unidades de conservação.
  • Clareza e objetividade na apresentação das descobertas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
  • Auxiliar na busca por informações e na criação dos materiais didáticos.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer uma avaliação formativa durante as atividades.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Buscar informações relevantes sobre as unidades de conservação.
  • Criar um cartaz sobre a importância das unidades de conservação.
  • Participar ativamente da socialização das descobertas.