Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que é um conjunto de áreas protegidas pelo governo federal, estadual ou municipal, visando preservar a biodiversidade e garantir a sustentabilidade ambiental. Os estudantes irão comparar as unidades de conservação existentes em seu município e em outras partes do país, com base na organização do SNUC. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. Essa metodologia pretende tornar a aula mais dinâmica e participativa, além de permitir que os alunos aprendam de forma mais autônoma.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e sua importância para a preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos que serão as estações. Explique a dinâmica e o tempo da rotação. Distribua os materiais que serão utilizados nas estações.Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa sobre unidades de conservação
Nesta estação os alunos irão pesquisar e identificar as unidades de conservação existentes no Estado em que moram, como parques, reservas ecológicas, áreas de proteção ambiental, entre outras. Eles irão identificar o tipo de unidade de conservação, sua localização, sua importância e quais são as regras para visitação.Etapa 3 - Estação 2 - Tipos de unidades de conservação
Nesta estação os alunos irão comparar os tipos das diferentes unidades de conservação existentes no Brasil e elaborar um quadro com a classificação dos tipos de unidades de conservação existentes no Brasil.Etapa 4 - Estação 3 - Criação de um cartaz
Nesta estação os alunos irão criar um cartaz que destaque a importância das unidades de conservação para a preservação do meio ambiente. Eles irão utilizar imagens, textos e outros recursos para transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Socialização
Ao final das atividades, os alunos deverão socializar o que aprenderam em todas as estações. Organize o tempo para a apresentação das descobertas e socialização das aprendizagens.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância da preservação das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade e do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar unidades de conservação existentes em diferentes regiões do Brasil com base na organização do SNUC.
- Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na busca por informações e na criação de materiais didáticos sobre o tema.
- Fomentar a consciência ambiental e a importância da preservação das unidades de conservação para a sustentabilidade do planeta.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Capacidade de identificar e comparar unidades de conservação em diferentes regiões do Brasil.
- Qualidade da criação do cartaz sobre a importância das unidades de conservação.
- Clareza e objetividade na apresentação das descobertas.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
- Auxiliar na busca por informações e na criação dos materiais didáticos.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer uma avaliação formativa durante as atividades.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas em cada estação.
- Buscar informações relevantes sobre as unidades de conservação.
- Criar um cartaz sobre a importância das unidades de conservação.
- Participar ativamente da socialização das descobertas.