Aula sobre Sistema Nacional De Unidades De Conservacao Snuc

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é uma legislação brasileira que estabelece as regras para a criação, gestão e monitoramento de áreas protegidas no país. Essas áreas são importantes para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, além de garantir a qualidade de vida das pessoas que vivem próximas a elas. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o seu próprio aprendizado sobre o tema. Para isso, vamos comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando o que é o SNUC e qual a sua importância para a preservação ambiental no Brasil. É importante contextualizar o assunto com exemplos práticos e didáticos, como a importância da preservação da Mata Atlântica ou da Amazônia. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema. Faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada ema casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem o tema e distribua perguntas norteadoras para a cada grupo. Oriente e tire dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar as suas conclusões sobre as perguntas discutidas na etapa anterior. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular o debate.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar o seu próprio aprendizado sobre o tema. Oriente os alunos sobre como preencher o modelo e estimule a criatividade dos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão preencher o modelo criado na etapa anterior e entregar para o professor. É importante que os alunos entendam os pontos que precisam melhorar e como podem aprimorar o seu aprendizado sobre o tema. Forneça devolutivas aos estudantes, com base nas avaliações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação do próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos grupos;
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Clareza e objetividade na avaliação do próprio aprendizado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada;
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos;
  • Orientar os alunos sobre a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar os modelos criados pelos alunos;
  • Discutir os resultados da avaliação com os alunos.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o material preparado sobre o SNUC e responder às perguntas;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar o próprio aprendizado;
  • Participar da discussão sobre os resultados da avaliação.