Aula sobre Sistema Nervoso E Substancias Psicoativas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O sistema nervoso é responsável por perceber e responder aos estímulos que nos rodeiam. O uso de substâncias psicoativas pode afetar o funcionamento do sistema nervoso. Assim, essa temática é importante, pois os estudantes precisam entender que o uso de drogas pode afetar diretamente o seu corpo de uma forma negativa. Nesta aula, os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios específicos de avaliação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando aos alunos o que é o sistema nervoso e qual a sua função no corpo humano. Em seguida, apresente o conceito de substâncias psicoativas e como elas podem afetar o funcionamento do sistema nervoso. Você pode utilizar exemplos de drogas lícitas e ilícitas para exemplificar.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Em seguida, explique a atividade que será realizada.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Os alunos devem trabalhar em seus grupos para criar um template de avaliação por pares, contendo critérios específicos de avaliação para avaliar a apresentação dos outros grupos. Forneça orientações e exemplos para ajudar os alunos na criação do template.Etapa 4 - Mão na massa
Os grupos devem produzir um esquema representando o sistema nervoso. Eles também devem pesquisar sobre uma substância psicoativa (por exemplo, álcool e maconha) e como podem alterar o funcionamento do sistema nervoso.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar para a turma o esquema produzido e pesquisa realizada. Oriente e auxilie os alunos durante as apresentações.Etapa 6 - Avaliação das apresentações
Os grupos devem avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos. Oriente os alunos a avaliação.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após a avaliação, faça uma roda de conversa para discutir as apresentações e as avaliações recebidas. Oriente a discussão e estimule a reflexão dos alunos sobre o uso de drogas e seus efeitos no sistema nervoso.Etapa 8 - Encerramento
Ainda na roda de conversa, encerre a aula reforçando a importância do tema e destacando a relevância da metodologia utilizada para o processo de aprendizagem dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Desenvolver a habilidade de avaliar e ser avaliado pelos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo durante a criação do template de avaliação por pares.
- Construção dos argumentos apresentados durante a avaliação das apresentações dos outros grupos.
- Qualidade da apresentação e comunicação dos alunos durante a apresentação.
- Desempenho geral do grupo.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos durante a criação do template.
- Orientar e auxiliar os alunos durante as apresentações e avaliações.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o template de avaliação por pares para a turma.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos.