Aula sobre Sistema Nervoso E Substancias Psicoativas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O sistema nervoso é responsável por perceber e responder aos estímulos que nos rodeiam. O uso de substâncias psicoativas pode afetar o funcionamento do sistema nervoso. Assim, essa temática é importante, pois os estudantes precisam entender que o uso de drogas pode afetar diretamente o seu corpo de uma forma negativa. Nesta aula, os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios específicos de avaliação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando aos alunos o que é o sistema nervoso e qual a sua função no corpo humano. Em seguida, apresente o conceito de substâncias psicoativas e como elas podem afetar o funcionamento do sistema nervoso. Você pode utilizar exemplos de drogas lícitas e ilícitas para exemplificar.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Em seguida, explique a atividade que será realizada.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os alunos devem trabalhar em seus grupos para criar um template de avaliação por pares, contendo critérios específicos de avaliação para avaliar a apresentação dos outros grupos. Forneça orientações e exemplos para ajudar os alunos na criação do template.

  4. Etapa 4 - Mão na massa

    Os grupos devem produzir um esquema representando o sistema nervoso. Eles também devem pesquisar sobre uma substância psicoativa (por exemplo, álcool e maconha) e como podem alterar o funcionamento do sistema nervoso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar para a turma o esquema produzido e pesquisa realizada. Oriente e auxilie os alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Avaliação das apresentações

    Os grupos devem avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos. Oriente os alunos a avaliação.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após a avaliação, faça uma roda de conversa para discutir as apresentações e as avaliações recebidas. Oriente a discussão e estimule a reflexão dos alunos sobre o uso de drogas e seus efeitos no sistema nervoso.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Ainda na roda de conversa, encerre a aula reforçando a importância do tema e destacando a relevância da metodologia utilizada para o processo de aprendizagem dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e ser avaliado pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo durante a criação do template de avaliação por pares.
  • Construção dos argumentos apresentados durante a avaliação das apresentações dos outros grupos.
  • Qualidade da apresentação e comunicação dos alunos durante a apresentação.
  • Desempenho geral do grupo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos durante a criação do template.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as apresentações e avaliações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template de avaliação por pares para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos.