Aula sobre Sistema Nervoso E Substancias Psicoativas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O sistema nervoso é responsável por transmitir informações entre o cérebro e o corpo humano. Ele é composto por células nervosas chamadas neurônios e é dividido em duas partes principais: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. No entanto, seu funcionamento pode ser afetado por substâncias psicoativas, como álcool e drogas. Nesta aula, os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e explique o objetivo da aula. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, apresentando o funcionamento do sistema nervoso. Em seguida, apresente exemplos de como as substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso e a saúde do corpo humano.Etapa 3 - Exemplo 1: Álcool
Apresente o primeiro tópico, explicando como o álcool afeta o sistema nervoso e a saúde do corpo humano. Em duplas, os alunos devem pesquisar sobre o tema e preencher o registro de aprendizagem.Etapa 4 - Exemplo 2: Drogas
Apresente o segundo tópico, explicando como diferentes drogas afetam o sistema nervoso e a saúde do corpo humano. Em duplas, os alunos devem pesquisar sobre o tema e preencher o registro de aprendizagem.Etapa 5 - Socialização
Faça uma roda de conversa, na qual os alunos devem participar e discutir em sobre os efeitos das substâncias psicoativas no sistema nervoso e na saúde do corpo humano. Você deve mediar o debate e incentivar a participação de todos.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo de Check-out do registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam sobre o tema e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o registro de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a participação no debate e a compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação no debate em grupo.
- Compreensão do tema e dos tópicos apresentados.
- Preenchimento adequado do registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula.
- Contextualizar o tema com exemplos práticos.
- Mediar o debate em grupo e incentivar a participação dos alunos.
- Avaliar o registro de aprendizagem dos alunos.
- Propor atividades complementares para aprofundar o tema, se necessário.
Ações do aluno
- Criar o registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Pesquisar sobre os tópicos apresentados.
- Participar do debate em grupo.
- Preencher adequadamente o registro de aprendizagem.
- Refletir sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.