Aula sobre Sistema Nervoso E Substancias Psicoativas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O sistema nervoso é responsável por controlar e coordenar todas as funções do nosso corpo. É ele que nos permite sentir, pensar, mover e reagir ao ambiente ao nosso redor. Porém, algumas substâncias psicoativas, como álcool, tabaco e drogas ilícitas, podem afetar o funcionamento do sistema nervoso, causando dependência, alterações de humor e até mesmo problemas de saúde. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para entender melhor como essas substâncias afetam o sistema nervoso e como podemos contribuir para a disseminação da informação sobre os seus efeitos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula conversando com os alunos sobre o funcionamento do sistema nervoso e como ele é afetado por substâncias psicoativas. O objetivo é criar um ambiente de discussão e reflexão sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, distribua um tema relacionado às substâncias psicoativas para cada grupo pesquisar. Exemplos de temas podem ser: álcool e direção, tabagismo e saúde, drogas ilícitas e criminalidade, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo realizar uma pesquisa, a fim de entender como o tema escolhido pode afetar a sociedade. Os estudantes podem realizar a pesquisa em sites, livros e entrevistas com pessoas reais e análise de dados oficiais.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Cada grupo deve analisar as causas do problema e se é possível evitá-lo. Para isso, é importante que os alunos reflitam sobre o papel da sociedade e do governo na prevenção do uso de substâncias psicoativas. Oriente os alunos nessa reflexão.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Ao final da pesquisa, os grupos deverão apresentar possíveis soluções para o problema identificado, como a criação de campanhas de conscientização, ações de prevenção em escolas e comunidades, entre outras.

  6. Etapa 6 - Mão na massa

    Cada grupo deve criar um infográfico contendo as informações coletadas durante a pesquisa. Se possível, esse material pode ser disposta no ambiente escolar, a fim de disseminar a informação sobre os efeitos das substâncias psicoativas no sistema nervoso.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Conduza uma roda de conversa com os alunos. Cada grupo deve apresentar o infográfico produzido e as soluções propostas. Incentive a participação de todos os alunos e responda a dúvidas que possam surgir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre o uso de substâncias psicoativas e seus efeitos no sistema nervoso;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação de projetos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas nos infográficos;
  • Coerência entre o problema identificado e as soluções propostas pelos grupos;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos projetos.

Ações do professor

  • Incentivar a participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Orientar os grupos durante a pesquisa e análise de dados;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso de substâncias psicoativas e seus efeitos no sistema nervoso;
  • Avaliar e dar feedback sobre os projetos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Coletar informações de forma responsável e ética;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Apresentar os projetos de forma clara e objetiva.