Aula sobre Sistema Nervoso
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O sistema nervoso é responsável por coordenar as ações motoras e sensoriais do corpo. Ele é composto por diversas estruturas, como o cérebro, a medula espinhal e os nervos, que trabalham juntos para garantir que nosso corpo funcione corretamente. Nesta aula, vamos explorar as estruturas básicas do sistema nervoso e suas respectivas funções, usando a metodologia Design Sprint. Vamos criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando a importância do sistema nervoso e suas estruturas básicas, como o cérebro, a medula espinhal e os nervos. Mostre exemplos práticos de como o sistema nervoso funciona no nosso dia a dia, como quando sentimos dor ou quando nos movimentamos.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo faça um esboço do template de design sprint que irão criar.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço e, em conjunto com a turma, decidir qual será o template final a ser utilizado.Etapa 4 - Prototipar
Com o template definido, os grupos devem começar a prototipar a atividade, criando exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 5 - Testar
Quando os protótipos estiverem prontos, cada grupo deve apresentá-los para a turma e testá-los em conjunto, fazendo ajustes e melhorias necessárias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades criativas e de trabalho em grupo.
- Aprender a trabalhar com metodologias ativas e inovadoras.
- Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da atividade.
- Qualidade e criatividade dos exemplos práticos criados pelos grupos.
- Capacidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Ações do professor
- Explicar claramente as etapas do template de design sprint.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Dar feedback construtivo aos grupos durante a prototipagem dos exemplos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.