Aula sobre Sistema Nervoso
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O sistema nervoso é responsável por coordenar as ações motoras e sensoriais do corpo humano, permitindo que possamos realizar atividades como caminhar, falar, ouvir e sentir. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao sistema nervoso de forma lúdica e interativa, através da metodologia ativa Gamificação. Eles criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema, o que ajudará a fixar o conteúdo de forma mais dinâmica e divertida. O objetivo é que os alunos aprendam a justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre o sistema nervoso, explicando o que é e qual sua importância para o corpo humano. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos estudantes.Etapa 2 - Apresentação da Metodologia
Explique como funciona a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e receberão as instruções para criar o jogo.Etapa 3 - Criação do Jogo
Os alunos, em grupos, criarão um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o sistema nervoso. O objetivo é que as perguntas e afirmações abordem os principais conceitos e estruturas básicas do tema. Auxilie os grupos durante a criação, esclarecendo dúvidas e dando sugestões.Etapa 4 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas/afirmações que criaram. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o jogo.Etapa 5 - Discussão e Reflexão
Conduza uma discussão sobre os principais conceitos abordados pelos jogos e como eles se relacionam com as estruturas básicas do sistema nervoso. Os alunos serão incentivados a justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a aula e o resultado dos jogos criados pelos grupos.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo dos principais conceitos abordados na aula e irá reforçar a importância do sistema nervoso para o corpo humano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.
- Facilitar a compreensão dos conceitos do sistema nervoso através de exemplos práticos e didáticos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade e coerência das perguntas e afirmações criadas pelos grupos nos jogos.
- Habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Auxiliar os grupos durante a criação dos jogos.
- Conduzir a discussão e reflexão sobre os conceitos abordados na aula.
- Avaliar a participação dos alunos e o resultado dos jogos criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Trabalhar em grupo e colaborar na criação dos jogos.
- Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Apresentar seu jogo para a turma e explicar as regras e as perguntas/afirmações criadas.
- Fazer perguntas e comentários sobre os jogos dos outros grupos.