Aula sobre Sistema Nervoso

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O sistema nervoso é responsável pela coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano. Ele é composto por estruturas básicas como neurônios e células gliais, que trabalham em conjunto para enviar e receber informações do ambiente externo e interno do corpo. Com a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes ideias e argumentos sobre o tema, desenvolvendo habilidades de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe. É importante destacar que o sistema nervoso está presente em várias atividades cotidianas, como no controle dos movimentos musculares, na percepção de estímulos sensoriais e na tomada de decisões.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique as regras do Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Cada grupo terá um papel específico na atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre o sistema nervoso e suas estruturas básicas. O professor pode indicar sites, livros ou outros materiais de referência para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos sobre a importância do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Eles devem se basear em informações obtidas na pesquisa e preparar uma apresentação clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado em duas rodadas, com 20 minutos cada. Na primeira rodada, o grupo defensor apresentará seus argumentos e o grupo opositor fará perguntas e questionamentos. Na segunda rodada, o grupo opositor apresentará seus argumentos e o grupo defensor fará perguntas e questionamentos. A banca julgadora avaliará as apresentações e fará comentários ao final de cada rodada.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Explique como funciona a rúbrica e como os alunos devem avaliar os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Encerre a atividade com uma breve discussão sobre os argumentos apresentados e a importância do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação dos alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Participação ativa de todos os membros do grupo.
  • Respeito às regras do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Habilidade de escuta e questionamento dos grupos observadores e da banca julgadora.

Ações do professor

  • Preparar o material de referência para a pesquisa dos alunos.
  • Orientar os grupos defensor e opositor na preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir o respeito às regras do MDC.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos após o debate.
  • Estimular a reflexão sobre o tema e a importância do sistema nervoso.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Preparar os argumentos de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente do debate e respeitar as regras do MDC.
  • Escutar e questionar os argumentos dos grupos opositores.
  • Refletir sobre a importância do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.