Aula sobre Sistema Nervoso

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema nervoso é responsável por coordenar as ações motoras e sensoriais do nosso corpo, permitindo que possamos reagir a estímulos externos e internos. Ele é encontrado em todo o nosso corpo, desde o cérebro até os nervos que percorrem os membros. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando em suas estruturas básicas e funções. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a compreenderem melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o sistema nervoso, disponibilizado pelo professor. O vídeo deve apresentar as principais estruturas e funções do sistema nervoso.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    Em sala de aula, apresente exemplos práticos para os alunos, como a reflexão rápida, o reflexo de defesa e a sensação de dor.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa Conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o sistema nervoso, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos sobre como preenchê-lo.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os alunos irão compartilhar seus mapas conceituais em grupos, discutindo sobre as diferenças e semelhanças entre eles.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Em seguida, os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas escolhas e justificando suas ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a explicarem como o sistema nervoso funciona de forma integrada em nosso corpo.

  7. Etapa 7 - Atividade Prática

    Para finalizar, proponha uma atividade prática, como a simulação do reflexo de defesa, para que os alunos possam vivenciar na prática o funcionamento do sistema nervoso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade dos alunos de organizar e estruturar ideias em um mapa conceitual.
  • Proporcionar uma aprendizagem ativa e significativa, incentivando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.
  • Capacidade dos alunos de justificar suas ideias e compreender o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Ações do professor

  • Disponibilizar um vídeo sobre o sistema nervoso antes da aula.
  • Apresentar exemplos práticos para ajudar os alunos a compreender melhor o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o sistema nervoso antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, com a ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação dos mapas conceituais.