Sistema reprodutor feminino
Nesta aula de Ciências, vamos conhecer o sistema reprodutor feminino. Bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Analise as afirmativas:
I. No início da puberdade, a região pubiana começa a apresentar pelos.
II. No início da puberdade, os ovários aumentam a produção de estrogênio, que estimula o crescimentos dos genitais e das mamas.
III. Durante a puberdade, os pequenos e grandes lábios se desenvolvem acompanhando as mudanças internas do comprimento do canal vaginal e o aumento de tamanho do útero.
Quais afirmativas estão certas?
Atividade completaA)
I e IIIB) I, II e III
C) Nenhuma delas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
O sistema reprodutor feminino desempenha um papel fundamental na vida das mulheres, permitindo a reprodução e a preservação da espécie humana. Ele é composto por órgãos internos e externos. É importante entender como esse sistema funciona, seus ciclos e mudanças durante a puberdade, para que as meninas possam cuidar de sua saúde reprodutiva e entender melhor o funcionamento de seus corpos. O objetivo é que os alunos compreendam como os hormônios sexuais e o sistema nervoso agem nesse processo. Essa é uma etapa importante do desenvolvimento humano e é essencial para o entendimento do próprio corpo e da sexualidade.Atividade completa4. Gamificação:
O sistema reprodutor feminino é um tema de extrema importância para a compreensão das transformações que ocorrem no corpo humano durante a puberdade. É fundamental que os alunos compreendam como o sistema reprodutor feminino funciona e quais são as transformações que ocorrem nesse período da vida. Para tornar essa aula mais engajadora, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique o sistema reprodutor feminino. Isso os incentivará a pesquisar e a compreender o tema de forma mais profunda.Atividade completa5. Design Sprint:
Este é um assunto importante, pois está relacionado às transformações que ocorrem no corpo das meninas durante a puberdade. O objetivo é que os alunos analisem e expliquem as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. É importante lembrar que o assunto é delicado e requer respeito e seriedade por parte dos alunos. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam ajudar na compreensão do tema.Atividade completa6. Sala de Aula Invertida:
O sistema reprodutor feminino é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois eles estão em uma fase de desenvolvimento em que ocorrem transformações hormonais e físicas em seus corpos. É importante que os alunos compreendam como essas mudanças afetam o sistema reprodutor feminino e como ele funciona.Atividade completa7. Aprendizagem Entre Pares:
O sistema reprodutor feminino é um tema importante para ser trabalhado em sala de aula, pois permite que os estudantes compreendam as transformações que ocorrem no corpo durante a puberdade e a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Além disso, é importante destacar a importância da saúde e do cuidado com o corpo. O tema pode ser contextualizado com exemplos práticos, como o uso de preservativos, a importância do autoexame e da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é que os alunos criem um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Aprendizagem Baseada em Problemas:
O sistema reprodutor feminino é um tema muito importante, com grande relevância na vida de todos. É necessário que todos entendam como funciona esse sistema, sua importância e os processos que ocorrem durante a puberdade. O objetivo é que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso ajudará os alunos a entender melhor o assunto e a aplicá-lo em suas vidas cotidianas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: