Aula sobre Sistema Reprodutor Feminino
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O sistema reprodutor feminino é um tema importante para ser trabalhado em sala de aula, pois permite que os estudantes compreendam as transformações que ocorrem no corpo durante a puberdade e a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Além disso, é importante destacar a importância da saúde e do cuidado com o corpo. O tema pode ser contextualizado com exemplos práticos, como o uso de preservativos, a importância do autoexame e da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é que os alunos criem um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema e seus objetivos para os estudantes, contextualizando-o com exemplos práticos e cotidianos.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá um subtópico relacionado ao sistema reprodutor feminino para pesquisar e preparar uma apresentação. Os subtópicos podem ser: ovários, útero, trompas de falópio, vagina, vulva, menstruação e hormônios sexuais. Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa, como livros, vídeos e sites confiáveis.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada grupo apresentará seu subtópico para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides ou vídeos.Etapa 5 - Avaliação por pares
Cada grupo avaliará o desempenho dos demais grupos, utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os estudantes irão discutir em grupo as avaliações recebidas e quais aspectos podem ser melhorados.Etapa 7 - Feedback final
Finalizar a aula com um feedback para a turma, destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
- Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos estudantes.
- Estimular a comunicação e a apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
- Orientar os estudantes na criação do template de avaliação por pares.
- Dar feedback para a turma.
Ações do aluno
- Pesquisar em grupo sobre o subtópico atribuído.
- Preparar uma apresentação utilizando recursos audiovisuais.
- Avaliar o desempenho dos demais grupos utilizando o template de avaliação por pares.
- Discutir em grupo as avaliações recebidas e quais aspectos podem ser melhorados.